COOPERAÇÃO CIENTÍFICA E CAPACITAÇÃO SOBRE DROGAS NAS AMÉRICAS: O papel da Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas
Resumen
Criada em 1986, no seio da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas (CICAD) busca apoiar a pesquisa relacionada com drogas, o intercâmbio de informações e o treinamento especializado. Essas ações em conjunto com os Estados membros buscam combater o problema das drogas de forma multidimensional. Essa pesquisa traz o caso dos cursos de capacitação em saúde internacional e o fenômeno das drogas oferecidos pela instituição desde 2002 com o intuito de formar profissionais capacitados para ensino, pesquisa e extensão sobre a temática das drogas, fomentando assim o avanço da temática nas universidades da América. O objetivo traçado foi analisar o processo de cooperação cientifica, academia, técnica e financeira, entendendo os programas e buscando destacar as transformações dos paradigmas para o tratamento do fenômeno através da capacitação em pesquisa sobre drogas na América. Os resultados apontam que a instituição vem desempenhando o seu papel como foro sobre drogas do hemisfério ocidental e tem nos cursos de capacitação uma ferramenta funcional para o fomento à pesquisa sobre o fenômeno das drogas na região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
b. Autores tienen la autorización para asumir contractos adicionales separadamente para distribución exclusiva de la versión del trabajo publicada en esa revista, con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esa revista.
c. Autores detienen el permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online.