O Conservadorismo na Diplomacia Midiática de Araújo
Um estudo de caso sobre tweets de 2018 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n15.54904Resumen
O presente artigo visa explorar a aplicabilidade dos conceitos de conservadorismo e diplomacia midiática no discurso evidenciado pelo atual Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Henrique Fraga Araújo. Reconhecendo que as mídias sociais promovem conectividade entre indivíduos e alto grau de alcance e impacto na manifestação de discurso, delimita-se como objeto de estudo o veículo de comunicação Twitter. O tema escolhido justifica-se sob a perspectiva da mídia surgir como ator de relevância no setor político. Neste sentido, as redes de comunicação podem ser utilizadas como ferramentas políticas, a fim de legitimar uma espécie de diplomacia e instigar a opinião pública com ideais conservadores favoráveis à sua forma de agir. Para tanto, efetuou-se uma revisão bibliográfica, por meio de um levantamento teórico com propósito de refletir a respeito do discurso conservador. Desse modo, foram filtrados e analisados tweets que refletem ideologias e posicionamentos do Ministro, sob o recorte temporal de outubro de 2018 a junho de 2020. Em seguida, foi proposta uma revisão crítica que abrange desde as ferramentas discursivas manifestadas até o detalhamento das pautas e a observação de políticas defendidas virtualmente pela personalidade em questão. Esta estrutura possibilita realizar uma análise de elementos qualitativos e quantitativos, evidenciando os eixos I Discurso ideológico, II Pautas abordadas e III Políticas e posturas institucionais defendidas.
Palavras-chave: Conservadorismo; Diplomacia Midiática; Ernesto Araújo; Twitter.
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