Diplomacia corporativa, paradiplomacia e o papel das incubadoras de empresas
Um estudo no Estado do Rio Grande do Norte – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v9n18.60359Resumen
O presente trabalho tem como objetivo avaliar qual a relevância dos conceitos de diplomacia corporativa e paradiplomacia para a gestão de incubadoras, assim como analisar quais aspectos estratégicos e operacionais das incubadoras no Rio Grande do Norte se integram a estes conceitos. A pesquisa é documental e descritiva, buscando identificar fontes primárias, secundárias e terciárias de informação ao passo em que delineia a perspectiva dos gestores de incubadoras quanto às atividades de diplomacia corporativa e paradiplomacia. Os pesquisadores desenvolveram e utilizaram um roteiro semiestruturado de pesquisa qualitativa. Das nove incubadoras selecionadas para o estudo, três participaram da entrevista, que ocorreram no decorrer do mês de Junho de 2021 e duraram em média 120 minutos através de videoconferência, sendo transcritas para posterior análise de conteúdo. Como resultado, em nível conceitual, percebeu-se que o estudo de paradiplomacia e diplomacia corporativa para incubadoras de empresas é um campo praticamente inexistente, sem trabalhos expressivos e com um vasto potencial de análise. Já a análise realizada entre as incubadoras apontou que estas ainda possuem uma perspectiva essencialmente regional, o que limita qualquer planejamento ou atuação relativa à prática da diplomacia corporativa ou da paradiplomacia. Ainda notou-se a necessidade de aperfeiçoamento em três áreas específicas que podem gerar maciço impacto na perspectiva da diplomacia corporativa e paradiplomacia das incubadoras: a) maximização do networking voltado para o mercado internacional; b) gestão do conhecimento e da informação integrando os conceitos de diplomacia corporativa e paradiplomacia; e c) aprimoramento técnico das empresas envolvidas para competição em nível internacional.
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