Chamada para o dossiê: “As Letras e o Inconsciente: tecituras subjetivas entre Literatura e Psicanálise” (v. 5, n. 1 [2025])
Desde os exórdios da sua formulação por Sigmund Freud (1856-1939), na passagem entre os séculos XIX e XX, a Psicanálise se mostrou um método de investigação dos processos anímicos capaz de incorporar não apenas um discurso clínico, restrito aos processos transferenciais presentes nos consultórios, mas também uma disciplina de interpretação e escrutínio das dinâmicas subjetivas presentes em outros horizontes representativos, os quais, assim como a prática da livre associação, conseguem consubstanciar cenários capazes de sublinhar a dinâmica narrativa dos processos de subjetivação, a exemplo da Literatura, uma expressão artística que acompanha o itinerário humano desde tempos imemoriais, servindo não apenas como código de alegorização mitológica, de transmissão historiográfica, mas, como sinalizou o pioneirismo freudiano, uma efígie cujo conteúdo é capaz de expressar, além das narrativas dos conflitos inerentes ao cotidiano das sociedades, também um corolário das conflagrações que compõem o contorno trágico da nossa constituição psíquica, ou seja, para o fundador do argumento psicanalítico, a linguagem ficcional pode ser entendida como uma linguagem do inconsciente, organizada segundo uma congruência associativa, em que eventos traumáticos são responsáveis pelo impulso que está na origem da aquisição da linguagem e da edificação subjetiva.
À vista disso, este dossiê recebe artigos que promovam uma interlocução entre Literatura e Psicanálise, de modo a interrogar como a escrita ficcional oportuniza cenários para a contemplação dos mais variados fenômenos subjetivos, os quais a estética literária consegue incorporar de forma tão primorosa, fazendo do velado, do explícito, do psicossomático, do desviante, do mal-estar etc., ingredientes do fio narrativo.
Organizadores:
Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB/LIGEPSI)
Me. Frederico de Lima Silva (Doutorando PPGL/UFPB)
Prazo para submissão: 30 de maio de 2025.
Previsão de publicação: junho de 2025.
IMPORTANTE: Os textos submetidos devem estar em acordo com as nossas Diretrizes para submissão. Manuscritos submetidos em desconformidade com as Diretrizes serão automaticamente rejeitados. Utilizar os templates de artigo e credenciais acessíveis em: MODELOS PARA DOWNLOAD.