Angústia no conto "A Cerca" de Astrid Cabral

Autores

  • Márcio Camillo da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Antônio Magalhães Guedelha Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Alameda, Astrid Cabral, Angústia, Sartre, Heidegger

Resumo

Este artigo tem por finalidade a análise do conto “A cerca”. Essa narrativa foi publicada pela escritora amazonense Astrid Cabral no livro Alameda que foi publicado em 1963. Este artigo analisa a o comportamento da personagem principal, a cerca. Desde o início da narrativa percebe-se que a angústia, em que a personagem transforma-se, torna-se cada vez mais evidente. Com a história, nota-se a articulação entre o tempo e a angústia. A teoria usada é a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre e de Martin Heidegger.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Camillo da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Letras Português-Grego pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisa sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa). Membro efetivo da Comissão Editorial da Revista Mesopotâmia - Revista Amazônica de Estudos Linguísticos e Literários, periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Militar de Manaus. Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Literatura e da Filosofia, trabalhando principalmente com o seguinte tema: Hermenêutica ontológica de livros de Literatura brasileira.

Carlos Antônio Magalhães Guedelha, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com área de concentração em Teoria e Análise Linguística. Doutorado realizado com bolsa parcial da Fapeam; Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com foco em estudos literários na Amazônia; Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Experiência profissional desde 1985 na educação básica em escolas diversas da rede pública e privada de Manaus; Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas desde 2005; Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Linguística e da Literatura, trabalhando principalmente com os seguintes temas: diálogos de saberes, teoria e crítica literária, literatura de expressão amazônica, metáfora, teorias da enunciação, usos da linguagem; Líder do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas em Língua e Literatura da Expressão Amazônica (Gremplexa), certificado pelo CNPq; Autor e organizador de livros diversos de literatura, linguística e poesia. Secretário Executivo Adjunto da Capital da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/AM) em 2017; Subsecretário de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus) de 2021 a 2022; Diretor de Planejamento Cultural do Conselho Municipal de Cultura (Concultura/Manaus) desde 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Silva, M. C. da, & Guedelha, C. A. M. (2023). Angústia no conto "A Cerca" de Astrid Cabral. Revista LiteralMENTE, 2(2), 46–58. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rl/article/view/64672

Edição

Seção

Dossiê - Eclosões do desespero na Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)