Angústia no conto "A Cerca" de Astrid Cabral

Authors

  • Márcio Camillo da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Antônio Magalhães Guedelha Universidade Federal do Amazonas

Keywords:

Alameda, Astrid Cabral, Angústia, Sartre, Heidegger

Abstract

This article aims to analyze the short story “A Cerca”. This narrative was published by the Amazonian writer Astrid Cabral in the book Alameda, which was published in 1963. This article analyzes the behavior of the main character, the fence. From the beginning of the narrative, it is clear that the anguish, in which the character becomes, becomes increasingly evident. With the story, one notices the articulation between time and anguish. The theory used is the existentialist philosophy of Jean-Paul Sartre and Martin Heidegger.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcio Camillo da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Literatura pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Letras Português-Grego pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisa sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica (Gremplexa). Membro efetivo da Comissão Editorial da Revista Mesopotâmia - Revista Amazônica de Estudos Linguísticos e Literários, periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Militar de Manaus. Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Literatura e da Filosofia, trabalhando principalmente com o seguinte tema: Hermenêutica ontológica de livros de Literatura brasileira.

Carlos Antônio Magalhães Guedelha, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com área de concentração em Teoria e Análise Linguística. Doutorado realizado com bolsa parcial da Fapeam; Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com foco em estudos literários na Amazônia; Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Experiência profissional desde 1985 na educação básica em escolas diversas da rede pública e privada de Manaus; Professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas desde 2005; Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Linguística e da Literatura, trabalhando principalmente com os seguintes temas: diálogos de saberes, teoria e crítica literária, literatura de expressão amazônica, metáfora, teorias da enunciação, usos da linguagem; Líder do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas em Língua e Literatura da Expressão Amazônica (Gremplexa), certificado pelo CNPq; Autor e organizador de livros diversos de literatura, linguística e poesia. Secretário Executivo Adjunto da Capital da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/AM) em 2017; Subsecretário de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/Manaus) de 2021 a 2022; Diretor de Planejamento Cultural do Conselho Municipal de Cultura (Concultura/Manaus) desde 2022.

Published

2023-03-16

How to Cite

Silva, M. C. da, & Guedelha, C. A. M. (2023). Angústia no conto "A Cerca" de Astrid Cabral. Revista LiteralMENTE, 2(2), 46–58. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rl/article/view/64672

Issue

Section

Dossiê - Eclosões do desespero na Literatura

Most read articles by the same author(s)