O Herói trágico em Édipo Rei de Sófocles

Autor/innen

Schlagworte:

Tragédia Grega, Édipo Rei, Herói trágico, Teoria dos modos

Abstract

Este artigo tem como objetivo tecer uma análise apreciativa da categoria do herói trágico na tragédia Édipo Tirano, de Sófocles. Para isso, examinou-se fragmentos dessa tragédia, a partir do que Aristóteles, em sua Poética, postula como característica do herói trágico, cotejando-o com o que Frye (2014) aborda no ensaio intitulado como: crítica histórica: Teoria dos modos, em que apresenta este herói na categoria de modo mimético elevado, ressaltado em relação ao humano, mas submisso ao ambiente. Para uma visão mais profunda dessa categoria, vale salientar que a tragédia sofocleana inicia-se com uma intervenção do povo a Édipo, tendo em vista a peste que assola Tebas. Com o desenvolvimento da práxis trágica, o tirano, em sua boa intenção, encontra-se na encruzilhada de circunstâncias que apenas o ligam a feitos nefastos. Nesse momento, a obra recai na reflexão de dois atos tomados como execrável ao cidadão da Grécia clássica: o parricídio – assassinato do próprio pai, e o incesto – ato da cópula sexual com um membro da família, que, no caso de Édipo, se concretiza com o casamento do herói com sua mãe, Jocasta. São esses dois pontos que sustentam a ordenação das ações – sýstasis tón pragmáton – cujo liame, necessariamente, se fortalece na ânsia de descobrir o real motivo do mal gerado sobre a cidade. A composição dos fatos recai na figura de Édipo como mediador das relações entre homens e deuses, bem como centralidade da maldição familiar. Para obter-se êxito nesta investigação, partiu-se de um mapeamento das ações que levam o herói à derrocada; analisou-se as cenas que confrontam a posição elevada do herói com a mácula gerida pela sua existência e aliou-se a categoria do herói trágico com a teoria dos modos que sustem o caráter humano de Édipo. Os caminhos trilhados nessa pesquisa seguem uma metodologia de cunho bibliográfico e descritivo.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Rosilene Felix Mamedes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2007), especialista em Linguística (2008), mestrado em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (2010). Concluiu em 2021 o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras- Universidade Federal da Paraíba, com projeto de pesquisa em Letras e Psicanálise. Coordenadora pedagógica na pós-graduação de Neuropsicopedagogia, LIBRAS E ENSINO, e Linguagem e Ensino nos anos de 2015-2017. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Literatura, linguística e ensino, leitura e produção textual, gramática, formação docente, educação e educação inclusiva. Larga experiência como formadora, docente e coordenadora de cursos de graduação, pós-graduação. Em 2017 iniciou a organização de eventos acadêmicos de porte nacionais, coordenando grupos de estudos e organizações de livros em parceria com editoras de porte nacional. Desde 2012 está à frente da Contatos Empreendimentos e Serviços, como proprietária administradora, exercendo a formação continuada de professores e desde 2019 assumiu a gestão dos Polos da Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci), nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. Além disso, desde 2010 vem atuando à frente de um Projeto, como coordenadora e professora, que vem aprovando professores da rede de ensino para mestrados e doutorados públicos em Instituições federais e estaduais do Brasil.

Prisciane Pinto Fabrício Ribeiro , Universidade Federal da Paraíba

Graduada no curso de licenciatura em Letras com habilitação em Línguas Clássicas pela Universidade Federal da Paraíba e mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação de Letras na mesma instituição. Tem experiência na área de Línguas Clássicas, ensino de grego e latim, e Língua Portuguesa, com ênfase em Literaturas Clássicas. Atuou como professora substituta no curso de Letras - Português, na Universidade Federal da Paraíba, campus I, em 2016, e, em 2019, na Universidade Federal da Paraíba, campus IV, Litoral-Norte, na posição de professora substituta, lecionando disciplinas de Literatura, Língua Latina, Ensino de Língua e Literatura e Estágio Supervisionado. Atualmente, é doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e ministra aulas no Centro de Cultura Zarinha, com disciplina de Literatura Clássica. Áreas de atuação segundo experiência: Literatura Clássica Greco-Latina, Línguas clássicas - Grego e Latim, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Veröffentlicht

2023-03-16

Zitationsvorschlag

Mamedes, R. F., & Ribeiro , P. P. F. (2023). O Herói trágico em Édipo Rei de Sófocles. Revista LiteralMENTE, 2(1), 64–79. Abgerufen von https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rl/article/view/65706

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - Interlocuções ficcionais: a arte em seus múltiplos diálogos