NATÉRCIA CAMPOS:

HOW BEING A BRAZILIAN NORTHEASTERN WOMAN AND A GREAT MALE WRITER’S DAUGHTER CAN MITIGATE THE SHINE OF AN EMERGING LITERARY FEMALE FIGURE

Authors

Keywords:

Northeastern Female Writers Historiographically Overshadowed, Silenced Female Writers from Ceará, Natércia Campos, A Casa

Abstract

Natércia Campos, an award-winning female writer from Ceará – despite her relatively short literary career –, in spite of her privileged birth, is still quite unknown by the reading public – even in Ceará, her birthplace. Using her own unique way of narrating, she left her indelible mark on short stories, some fictional works with a travel content and a novel: A Casa (1999) – which is our corpus in this basic, qualitative and exploratory research. The bibliographic survey we carried out here aimed to answer the research question: With so many credentials and merits, why is Natércia Campos not widely known by readers throughout Brazil and abroad, as her fellow countrywomen and contemporaries? In our eagerness to answer it, in this article, we base our theoretical debate on Cavalcante (2012), Lima (2009) and Freire (2022), among other researchers. We conclude that among the factors that led to her obfuscation, there was the fact that she was one of the brilliant writer Moreira Campos’ daughters, besides the facts that she began as a writer late in her life, and that she wrote fantastic literature praising the Northeast of Brazil – a region underestimated in political, social and economic terms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gisele da Silva Souza, PUC-SP

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Ibirapuera (2008), graduação em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2012) e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2022), especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e em Filosofia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de São Paulo (2022). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista Capes (2018). Atualmente é doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como bolsista CNPq e professora efetiva de História e Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio no Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de História, Língua Portuguesa e editoração.

Yls Rabelo Câmara, Universidad de Santiago de Compostela

Hispano-brasileira, é Pós-Doutora em Educação (2019) pela Universidade Estadual do Ceará; Doutora Cum Laude em Tendencias Actuales en los Estudios Ingleses y sus Aplicaciones (2016) pela Universidad de Santiago de Compostela, que tem Menção de Qualidade Internacional; Mestra com nota máxima na dissertação em Tendencias Actuales en los Estudios Ingleses y sus Aplicaciones (2009), também pela Universidad de Santiago de Compostela; Especialista em Ensino de Língua Espanhola E/LE (2017) pela Uniateneu; Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras - Inglês (2003) pela Universidade Estadual do Ceará; e Licenciada em Letras Português-Inglês e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Atualmente é graduanda de três cursos de licenciatura distintos pelo Centro Universitário Estácio do Ceará: Letras Espanhol, Pedagogia e História, com o fito de complementar sua formação de base. Tem proficiência nativa na língua espanhola atestada pelo DELE (C2) em 2013 e é preparadora de professores de espanhol para o referido exame de proficiência e para o referido nível de usuários proficientes (C2). No pós-doutorado, com foco na História Oral, investigou sobre as rezadeiras da periferia de Fortaleza. Tendo a figura da mulher mística e empoderada sempre em foco, seus objetos de estudo tanto no mestrado quanto no doutorado foram a Literatura Celta, os feminismos, a figura da Bruxa e a Lenda Arturiana no Magnum Opus de Marion Zimmer Bradley: "As Brumas de Avalon" (1982). Tem experiência de trinta e três anos no ensino das línguas portuguesa, inglesa e espanhola e suas correspondentes literaturas tanto em um curso livre de idiomas de sua propriedade como em diversos cursos livres de idiomas no Brasil e na Espanha, assim como em faculdades cearenses (graduação e pós-graduação) e piauiense (pós-graduação), nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. Tem experiência na editoração de revistas científicas, tendo sido Secretária Executiva da Revista Educação Formação (A1 em Educação), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, como uma das atribuições de sua bolsa PNPD. Atualmente é revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais em suas áreas de atuação e membra de corpos editoriais de editoras e de revistas científicas. Vem desenvolvendo pesquisas diversas com ênfase no empoderamento feminino, na arte da cura através do elemento feminino (rezadeiras), na sabedoria popular sertaneja dos profetas da chuva, além de se dedicar ao estudo dos costumes, literaturas, mitologias e folclores dos povos de fala portuguesa, inglesa e espanhola. Outrossim, é a idealizadora, a criadora, a Líder e a Orientadora do Grupo de Estudos Filhas de Avalon, que alberga pesquisadores (graduandos, graduados, especializandos, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores, pós-doutorandos e pós-doutores de diversas áreas do saber) em oito países (Brasil, Espanha, Portugal, Colômbia França, Holanda, Gales e Egito) e trata especificamente do estudo e da produção científica acerca da Literatura Produzida por Mulheres - tanto brasileiras como estrangeiras, pretéritas e atuais. Neste momento, foram lançados nossos primeiros dois e-books, com trinta e dois artigos e cinco ensaios em português, inglês e espanhol sobre as mais de trinta escritoras estudadas pelo Filhas de Avalon em sua primeira edição (que durou sete meses: de 13 de agosto de 2020 a 25 de março de 2021), publicação esta realizada em parceria com a Editora Diálogos no dia 16 de fevereiro de 2023. Iniciando-se como biógrafa, está escrevendo duas biografias concomitantemente: uma sobre sua avó (Maria Nazaré Saraiva Rabelo, educadora leiga rural de 1933 a 1972, no distrito de Juazeiro de Baixo, em Morada Nova-Ce, no 90 aniversário de sua prática docente) e outra sobre Miguel Ângelo de Azevedo (conhecido como Nirez, um importante intelectual cearense, pela comemoração de seus 90 anos em 2024).

Laura Lucy Dias, PMSP

Graduada em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa) pela Universidade do Grande ABC. Especialista em Literatura pela Universidade do Grande ABC.

Published

2024-02-16

How to Cite

Souza, G. da S., Câmara, Y. R., & Dias, L. L. (2024). NATÉRCIA CAMPOS:: HOW BEING A BRAZILIAN NORTHEASTERN WOMAN AND A GREAT MALE WRITER’S DAUGHTER CAN MITIGATE THE SHINE OF AN EMERGING LITERARY FEMALE FIGURE. Revista LiteralMENTE, 3(Especial), 104–118. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rl/article/view/68755

Issue

Section

DOSSIÊ “ESCRITORAS NORDESTINAS OFUSCADAS PELO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO"

Most read articles by the same author(s)