COCRIANDO NO YOUTUBE E NA PODOSFERA E RESGATANDO BELETRISTAS OSTRACIZADAS COM O GRUPO DE ESTUDOS FILHAS DE AVALON

Auteurs-es

  • Francisco Edvander Pires Santos Universidade Federal do Ceará
  • Yls Rabelo Câmara Universidade Estadual do Ceará
  • Evandro Leandro Lima Sales Universidade Federal do Ceará
  • Ramon Lima Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Joana D’Arc Páscoa Bezerra Fernandes Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Cocriação, Audiovisual, Podcast, YouTube, Videoaula, Podosfera, Literatura feminista

Résumé

Neste relato de experiência em forma de artigo, trazemos alguns dos muitos resultados que nossa parceria vem rendendo ao longo dos anos. Como amostra aqui, especialmente nos detemos nos últimos frutos colhidos em conjunto: as videoaulas da III Edição do Grupo de Estudos Filhas de Avalon, ocorridas entre abril e julho de 2023, que estão sendo retrabalhadas para serem devolvidas à comunidade acadêmica sob a forma de novos produtos na podosfera. Para isso, valemo-nos tanto da prática – por meio de uma equipe bem treinada por nossa parte e de uma parceria fortemente estabelecida com esta seara de estudiosas e estudiosos da Literatura Produzida por Mulheres – quanto da teoria, ao nos amparar nas investigações de Burgess e Green (2009), Hartley (2009), Jenkins (2009), Las Casas (2014) e Pinto (2001), dentre tantos outros. Concluímos que o universo da podosfera é ideal para que prosperem iniciativas como a nossa, que oferece à Academia um produto diferenciado, elaborado com esmero por uma cooperação mútua, chamada cocriação, que se estabeleceu há muitos anos e que vem apresentando a docentes e discentes novas formas de se multiplicar conhecimentos e de se compartilhar saberes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ciência da Informação pela UFC. Gestor da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC de 2020 a 2023. Vice-Coordenador do Projeto de Extensão Plurissaberes de 2021 a 2023. Coordenador do Projeto Descobrindo a Biblioteca em Podcast de 2019 a 2023. Administrador do podcast Cocriando na Podosfera.

Yls Rabelo Câmara, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Filología Inglesa (Letras Língua Inglesa) pela Universidad de Santiago de Compostela (USC), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Visitante na UECE; Pesquisadora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Idealizadora, Orientadora, Mentora e Líder do Grupo de Estudos Filhas de Avalon (UECE). Organizadora e Revisora do presente dossiê.

Evandro Leandro Lima Sales, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Estagiário na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC em 2023. Responsável pela Direção Técnica de Lives no Canal Plurissaberes.

Ramon Lima Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Letras Português/Alemão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Iniciação Acadêmica na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC em 2022 e 2023. Responsável pela Direção Técnica de Lives no Canal Plurissaberes.

Joana D’Arc Páscoa Bezerra Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Ciência da Informação pela UFC. Coordenadora do Projeto de Extensão Plurissaberes de 2021 a 2023, Mediadora de Lives no Canal Plurissaberes e Coordenadora do Projeto de Iniciação Acadêmica TraduAção de 2021 a 2023.

Téléchargements

Publié-e

2024-02-16

Comment citer

Santos, F. E. P., Câmara, Y. R., Sales, E. L. L., Rodrigues, R. L., & Fernandes, J. D. P. B. (2024). COCRIANDO NO YOUTUBE E NA PODOSFERA E RESGATANDO BELETRISTAS OSTRACIZADAS COM O GRUPO DE ESTUDOS FILHAS DE AVALON. Revista LiteralMENTE, 3(Especial), 186–204. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rl/article/view/68977

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s