DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS DIFERENÇAS COMO POSSIBILIDADES (DA TEORIA À PRÁTICA)

Autores

  • Luiz Carlos Mariano da Rosa

Palavras-chave:

diversidade, educação inclusiva, sociedade igualitária, trabalho.

Resumo

Detendo-se na questão que envolve a educação inclusiva, a investigação recorre à noção de diversidade para caracterizar um processo que se impõe como a afirmação do direito à diferença e demanda a adequabilidade das estruturas socioculturais no sentido de possibilitar o cumprimento da legislação que, não se restringindo ao âmbito da instituição escolar e do sistema educacional que as compõem, mas tendo-o como fundamento, converge para construir as condições necessárias para viabilizar a condição de cidadania para os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, entre outros problemas que representam um grau de dificuldade no tocante à adaptação ao arcabouço social que afeta desde a relação de ensino e aprendizagem até o exercício da atividade profissional e requer não menos do que a descoberta, a utilização e a ampliação das suas potencialidades, tanto quanto, em suma, a emergência das suas aptidões.

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Publicado

03.09.2012

Como Citar

MARIANO DA ROSA, L. C. DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS DIFERENÇAS COMO POSSIBILIDADES (DA TEORIA À PRÁTICA). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 78–97, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/13320. Acesso em: 22 dez. 2024.