PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO RN: AMBIÊNCIA PERTINENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
educação como direito, inclusão educacional, formação, educação no meio prisionalResumo
O presente trabalho discute a prática docente dos professores que atuam na experiência educativa desenvolvida em Presídios do estado do Rio Grande do Norte – RN, com foco nas Diretrizes curriculares que orientam a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o processo de formação continuada em serviço. Utiliza como metodologia o relato de experiência abordando elementos como: a abrangência da formação inicial e continuada dos professores, os desafios pertinentes as ações educativas e inclusiva da EJA e as características do processo ensino- aprendizagem refletidas nas ações educativas desenvolvidas com pessoas que estão em privação de liberdade. Entendendo que esses elementos se interligam na relação da prática docente, busca-se através desse estudo compreender essa relação a partir da análise dos aportes pedagógicos e teóricos que fundamentam a prática dos professores nas atividades direcionadas no âmbito prisional. Considerando a grande lacuna deixada na formação inicial com relação a preparação dos professores para atuar com o público da EJA e suas especificidades inclusivas, a razão que discorre nessa pesquisa é de caráter exploratório com o intuito de pronunciar a necessidade de investimento na formação dos educadores que se encontram nesse campo de atuação e subsidiar didaticamente os procedimentos metodológicos e avaliativos na educação de uma unidade prisional. Os instrumentos para análise e investigação serão coletados no âmbito do grupo docente, resegnificados pelos recursos didáticos e operacionalização das atividades escolares, onde estarão pautados os objetivos, os procedimentos metodológicos e o marco teórico que dá sustentação a pesquisaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02.07.2013
Como Citar
ARAÚJO, L. PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO RN: AMBIÊNCIA PERTINENTE NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 5–18, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/16332. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos