A REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CERRADO EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS PELO PNLD 2012

Autores

  • Rafael Gonçalves Bezerra Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa. Bolsista do PIBID/IFG.
  • Leandro Santos Goulart Docente do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa. Mestre em Biologia Animal e Coordenador do PIBID/IFG, Subprojeto de Biologia.

Palavras-chave:

Cerrado. Livro didático. Biologia.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar a abordagem do bioma Cerrado em dois livros didáticos (LDs) de Biologia aprovados pelo PNLD 2012. A realização da pesquisa se deu com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa e os pontos da abordagem do bioma Cerrado alvos da análise foram: Estrutura e formatação: 1) localização do conteúdo no livro; 2) número de páginas dedicadas ao conteúdo sobre o Cerrado; Ilustrações: (1) quantidade; (2) a que se referiam quando apresentadas; (3) pertinência ou redundância em relação ao texto; (4) presença de legenda e escala; (5) clareza e cientificidade; Conteúdo: 1) Conceito de Cerrado que o texto apresentou; 2) tópicos abordados; 3) abordagem da fauna e flora do bioma; 4) coerência entre as informações apresentadas; 5) adequação ao contexto geográfico e socioeconômico de educandos e professores. Verificou-se que, em ambos os LDs, o bioma é descrito em poucas páginas e está aquém do esperado quanto à situação de degradação, importância para a manutenção da biodiversidade mundial e contextualização da realidade das pessoas que o habitam. Além disso, notou-se falta de rigor científico quanto ao conceito de Cerrado adotado em ambos os manuais. Em consequência, o conteúdo sobre o Cerrado necessita ser complementado pelos professores. Ressalta-se a importância da utilização de publicações desde científicas a artigos de jornais, revistas e sites, programas televisionados do cotidiano dos alunos, além da realização de visitas ou trilhas interpretativas que levem tanto discentes quanto professores a verem-se como agentes que (re)significam a cada dia o bioma Cerrado.

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Publicado

15.11.2013

Como Citar

BEZERRA, R. G.; GOULART, L. S. A REPRESENTAÇÃO DO BIOMA CERRADO EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA APROVADOS PELO PNLD 2012. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 120–133, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/17057. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação