OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM, RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Eveline Bruno Marietto Nonato
  • Magda Simone de Toni Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI.

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Educação Superior, Classificação de Bloom,

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre o tema avaliação formativa da aprendizagem no Ensino Superior. O trabalho é motivado pela necessidade de se considerar a avaliação como parte integrante de todo processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o sucesso do educando e possibilitando o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a avaliação formativa como parte integrante da dinâmica do processo ensino-aprendizagem, levando em consideração os seguintes elementos: objetivos educacionais de Bloom, resultados de aprendizagem e instrumentos de avaliação formativa. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, sendo revisados artigos científicos e materiais teóricos relacionados à base conceitual deste trabalho. O trabalho apresenta, ainda, um estudo de caso de uma disciplina de um curso de nível superior, onde para cada unidade de ensino foram definidos os objetivos educacionais de Bloom, resultados de aprendizagem e instrumentos de avaliação. Este trabalho contribui para que docentes da educação de nível superior possam analisar o processo de avaliação de maneira holística e dialética, integrado em todas as fases do processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

11.05.2015

Como Citar

NONATO, E. B. M.; TONI, M. S. de. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE BLOOM, RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO INTEGRATIVA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 161–182, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/18352. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação