“... e a experiência, conta!: reflexões sobre a trajetória pessoal e profissional de uma formanda em pedagogia.

Autores

  • Iranuzia Maria da Silva Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Formação e prática pedagógica, Contação de história, Lúdico.

Resumo

O curso de pedagogia, e a prática pedagógica são bastante complexos e representam grandes desafios. Neste artigo destaco aspectos da minha formação profissional expressos em um memorial de formação e prática pedagógica, com suporte em pensadores que tiveram diretamente ligados aos meus questionamentos. Como educadora faço uma discussão em torno da consciência de promover a leitura de forma agradável diante da sua importância para a vida social e cultural do educando. Aprendi com a experiência do estágio supervisionado que o educador é um constante pesquisador e a mediação feita entre aluno e professor, os torna parte integrante do processo de aprendizagem. Acredito, em especial, que a contação de histórias seja um canal de aprendizagem, pois desperta nas crianças o gosto pela leitura e pela escrita. Trabalhar com a leitura por meio de encenação facilita a reflexão da criança pois associa o imaginário ao real. Acrescento, por fim, neste trabalho, o aspecto do lúdico em diversos contextos, pois acredito que por meio do lúdico é possível desenvolver a memória, tornar o aluno crítico e reflexível. Palavras-chave: Formação e prática pedagógica; Contação de história; Lúdico.

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Biografia do Autor

Iranuzia Maria da Silva Costa, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Pedagogia

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Psicóloga, Especialista em Saúde Pública Mestre em Administração, Dotoranda em Administração.

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Publicado

11.05.2015

Como Citar

COSTA, I. M. da S.; BIZARRIA, F. P. de A. “... e a experiência, conta!: reflexões sobre a trajetória pessoal e profissional de uma formanda em pedagogia. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 28–49, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/18587. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas