PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS ANTES E APÓS AULAS PRÁTICAS: UM CASO DE ESTUDO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PARÁ, BRASIL

Autores

  • Reinaldo Lucas Cajaiba Laboratório de Ecologia Aplicada-LEA, Utad/Portugal
  • Wully Barreto Silva

Resumo

Este trabalho apresenta a percepção dos alunos do 7º ano (6ª série) do ensino fundamental no município de Uruará, Pará, Brasil, sobre os insetos, antes e após desenvolvimento de aulas práticas. O estudo foi desenvolvimento em uma escola pública da zona urbana no período de setembro a outubro de 2013 com 133 alunos. Para coleta dos dados aplicamos um questionário antes a após a intervenção pedagógica para comparação dos dados obtidos. Foi possível observar que os discentes não conseguiram identificar os insetos corretamente, confundindo-os com demais artrópodes. Portanto, foi necessária uma atuação direta com os alunos em sala de aula, onde foram ministradas palestras que abordavam sobre o assunto, além de aulas práticas, onde os mesmos tiveram oportunidade de estar em contato com os insetos, tanto em campo como em laboratório. Nesta segunda fase, verificou-se que a maioria dos participantes conseguiu diferenciar corretamente os insetos dos demais invertebrados. Daí a necessidade de mudanças na metodologia utilizada pelos professores que, além de livros, deverão utilizar didáticas que desenvolvam nos alunos uma capacidade criativa para que os mesmos possam entender a importância ecológica dos insetos para o ecossistema e diferenciá-los dos demais invertebrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, S.B. Patologia e controle microbiano: vantagens e desvantagens. Em: Controle microbiano de insetos (Pp. 21-27). Piracicaba: FEALQ, 1998.

AMORIM, D.S. Diversidade biológica e evolução: uma nova concepção para o ensino de zoologia e botânica no 2° grau. Em: M.R. BARBIERI, N.A.L. SICCA, E C.P. CARVALHO (Orgs.). A construção do conhecimento do professor: uma experiência de parceria entre professores do ensino fundamental e médio da rede pública e a universidade. Ribeirão Preto: Holos, 2001.

BORROR, D.J. & DELONG, D.M. Introdução ao estudo dos insetos. São Paulo: Edgard Blücher, 1969.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC / SEF, 1998.

CAJAIBA, R.L. Utilização de uma Metodologia Estocástico-Dinâmica para simular a resposta de Coleoptera cavernícolas a gradientes ambientais e de perturbação antropogênica. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) Utad, Portugal, 2013.

CAMPOS, M.D. Etnociência ou etnografia de saberes, técnicas e práticas? Em: M.C.M. AMOROZO, L.C. MING & S.M. SILVA (eds.). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas (Pp. 47-92). UNESP/CNPq, Rio Claro, Brasil, 2002.

CERETO, C.E. & B.C. LOPES. Ambivalência entomoprojetiva e o conhecimento popular sobre insetos de moradores do Pântano do Sul, Florianópolis, SC, Sul do Brasil. Anais. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, Curitiba Paraná, Brasil, 2008.

COSTA-NETO, E.M. O significado do Orthoptera (Arthropoda, Insecta) no Estado de Alagoas. Sitientibus, 18, 9-17, 1998.

COSTA-NETO, E.M. (1999). A etnocategoria “inseto” e a hipótese da ambivalência entomoprojetiva. Acta Biol. Leopold., 21, 7-14, 1999.

COSTA-NETO, E.M. Introdução à etnoentomologia: considerações metodológicas e estudo de casos. Feira de Santana: UEFS, 2000.

COSTA-NETO, E.M. Manual de Etnoentomologia. Volume 100. Editora Zaragoza, Sociedad Entomológica Aragonesa, Zaragoza, Espafia, 2002.

COSTA-NETO, E.M. Estudos etnoentomológicos no estado da Bahia, Brasil: uma homenagem aos 50 anos do campo de pesquisa. Biotemas, 17, 117-149, 2004.

COSTA-NETO, E.M. O "Louva-a-Deus-de-cobra", Phibalosoma sp. (Insecta, Phasmida), segundo a percepção dos moradores de Pedra Branca, Santa Terezinha, Bahia, Brasil. Revista Sitientibus, Série Ciências Biológicas, 5, 33-38, 2005.

COSTA-NETO, E.M. Bird-spiders (Arachnida, Mygalomorphae) as perceived by the inhabitants of the village of Pedra Branca, Bahia State, Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, 2, 1-19, 2006.

COSTA-NETO, E.M. & PACHECO, J.M.. A construção do domínio etnozoológico "inseto" pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum Biological Sciences, 26, 81-90, 2004.

COSTA-NETO, E.M. & CARVALHO, P.D. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum, 22, 2, 423-428, 2000.

CRAWLEY, M.J. Statistical computing: an introduction to data analysis using S-Plus. New York: John Wiley & Sons, 2002.

LONGO, P.L. & PIRES, J.S.R. Análise da percepção em relação à fauna encontrada próxima ou dentro das casas de estudantes de diferentes localidades - São Paulo, São Carlos e Água Vermelha. Em: Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2, 1998, São Carlos. Resumos... São Carlos: UFSCar, 1998.

MARQUES, J.G.W. O olhar (des)multiplicado. O papel do interdisciplinar e do qualitativo na pesquisa etnobiológica e etnoecológica. Em: M.C.M. Amorozo, L.C. Ming e S.M.P. Silva (eds.). Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas (Pp. 31-46). UNESP/CNPq, Rio Claro, 2002.

MATOS, C.H.C.; OLIVEIRA, C.R.F.; SANTOS, M.P.F. & FERRAZ, C.S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, 9, 19-23, 2009.

NAVARIJO, M.L. Percepciones e importância de los insectos em cl âmbito urbano de la Ciudad de México, México. Revista Sitientibus, Série Ciências Biológicas, 6, 4, 334-342, 2006.

NOLAN, J.M. & M.C. ROBBINS. Emotional meaning and the cognitive organization of ethnozoological domains. In: Annual Congress of the Society of Ethnobiology, 22, Oaxaca. Abstracts... Oaxaca: Centro Cultural Santo Domingo, 1999.

PATO, A.; AZEITEIRO, U.M.M.; GONÇALVES, E.F. Actividades de campo em educação ambiental. Em: U.M. Azeiteiro, M.J. Pereira, W. Leal-Filho, S. Caeiro, P.E. Bacelar-Nicolau e F. Gonçalves (eds.), Tendências actuais em Educação Ambiental (Pp 437-457). Lisboa: Universidade Aberta, 2004.

PEMBERTON, R.W. Insects and other arthropods used as drugs in Korean traditional medicine. J. Ethnopharmacol., 65, 207-216, 1999.

PERONTI, A.L.B.G.; NARDY, R.M.; AYRES, O.M.; RONQUIM, J.C. & RONQUIM, C.C. Percepção ambiental da população de São Carlos (SP) sobre os insetos. Em: Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2, São Carlos. Resumos... São Carlos: UFSCar, 1998.

SANTOS, D.R.; BOCCARDO, L. & RAZERA, J.C.C. Uma experiência lúdica no ensino de ciências sobre os insetos. Revista Iberoamericana de Educación, 50, 7, 1-3, 2009.

SILVA, T.F.P. & COSTA-NETO, E.M. Percepção de insetos por moradores da comunidade de Olhos d'Água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletim da Sociedade Entomológica Aragoneza, 35, 261-268, 2004.

TRIPLEHORN, C.A. & JOHNSON, N.F. Estudo dos Insetos. Tradução da 7ª Edição de Borror and Delong’s introduction to the study of insects. São Paulo Cengage Learning, 2011.

ULYSSÉA, M.A.; HANAZAKI, N. & LOPES, B.C. Percepção e uso dos insetos pelos moradores da comunidade do Ribeirão da Ilha, Santa Catarina, Brasil. Biotemas, 23, 3, 191-202, 2010.

ZERVANOS, S.M. & MCLAUGHLIN, J.S. Teaching biodiversity and evolution through travel course experiences. The American Biology Teacher, 65, 9, 683-688, 2003.

Downloads

Publicado

11.05.2015

Como Citar

CAJAIBA, R. L.; SILVA, W. B. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS ANTES E APÓS AULAS PRÁTICAS: UM CASO DE ESTUDO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ-PARÁ, BRASIL. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 118–132, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/19943. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação