O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA, GOIÁS

Autores

  • Rafael Gonçalves Bezerra Universidade de Brasília - UnB
  • Lucy Mirian Campo Tavares Nascimento Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Ciências. Livro didático

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as percepções de estudantes do ensino fundamental da cidade de Formosa-GO a respeito da utilização do livro didático no âmbito da disciplina de Ciências. Para sondar as ideias dos discentes, aplicou-se um questionário com cinco perguntas, cujos dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. A maioria dos discentes pesquisados utiliza o livro didático de ciências quando não está na instituição escolar, sugerindo a necessidade de não apenas o professor de Ciências, mas os outros professores estabelecerem uma cultura de explorar as possibilidades de uso e entendimento do livro didático, uma vez que o foco desse processo é o aluno. Os dados indicam também que a maioria dos discentes pesquisados utiliza o livro para responder exercícios. Com essa função, esse recurso desempenha um papel importante na consolidação da aprendizagem dos alunos, desde que incentive a reflexão e não a mera memorização e aplicação mecânica de fórmulas.

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Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Bezerra, Universidade de Brasília - UnB

Licenciado em Ciências Biológicas pelo IFG. Mestrando em ensino de ciências pela UnB.

Lucy Mirian Campo Tavares Nascimento, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa

Professora do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa. Mestre em ensino de Ciências pela UnB.

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Publicado

11.05.2015

Como Citar

BEZERRA, R. G.; NASCIMENTO, L. M. C. T. O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORMOSA, GOIÁS. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 133–146, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/19946. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação