A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS AO BRINCAR – UMA REVISÃO

Autores

  • Mayara Darília Silva Faculdade Pio Décimo

Palavras-chave:

Desenho animado, Comportamento infantil, Revisão integrativa.

Resumo

RESUMO: Revisões integrativas de literatura acrescentam novos rumos para investigações e intervenções futuras por agregarem, de modo sistemático, evidências de pesquisa em dada área do conhecimento. Frente a isso, objetivou-se identificar, na produção científica nacional, a influência dos desenhos animados no brincar das crianças, além de possíveis reflexos na forma de comportamentos ditos “agressivos” em suas práticas sociais. O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, que concentra, em uma mesma fonte, bases de dados relevantes nos campos da Psicologia e da Educação, como Lilacs, Scielo, Pepsic, bancos de teses, etc. As palavras-chaves utilizadas foram: desenho animado (singular/plural), agressividade e escola, agressividade e desenvolvimento infantil, agressividade infantil e desenho, agressividade e desenho, brincar e desenho, desenvolvimento infantil e brincar. Foram encontradas 86 publicações e 11 foram selecionadas para análise após a leitura de títulos e resumos, segundo critérios de inclusão: artigos em periódicos com corpo editorial, direcionados ao tema, excluindo-se repetidos. A leitura na integra permitiu definir como categorias de análise: período de publicação, região dos estudos, periódicos/áreas do conhecimento, público-alvo, local onde as pesquisas foram realizadas, método de investigação e conclusões. Resultados revelaram publicações no período de 2005 a 2013, predominando estudos quantitativos de campo, na região centro-oeste, das áreas de Psicologia e Educação, voltados ao contexto escolar e a crianças de 4 a 6 anos. A maioria evidenciou influências dos desenhos animados no comportamento infantil, sem qualquer contestação. Entretanto, considera-se que o assunto ainda foi pouco investigado, havendo margem a polêmicas e controvérsias. Palavras-chaves: Desenho animado; Comportamento infantil; Revisão integrativa.

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Biografia do Autor

Mayara Darília Silva, Faculdade Pio Décimo

Discente no décimo período do curso de Psicologia na Faculdade Pio X. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Vale do Acaraú e pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade São Luís de França.

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Publicado

11.05.2015

Como Citar

SILVA, M. D. A INFLUÊNCIA DOS DESENHOS ANIMADOS NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS AO BRINCAR – UMA REVISÃO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 104–117, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/21348. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação