GESTÃO SOCIAL DOS CONSELHOS ESCOLARES

Autores

  • Gislene Silva Dutra Centro Universitário UNA
  • Maria Lúcia Miranda Afonso Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Conselho Escolar. Gestão, Desenvolvimento Local.

Resumo

Apresenta-se um estudo acerca do Sistema Municipal de Ensino de um município brasileiro de pequeno porte, com uma revisão crítica da legislação que regulamenta os Conselhos Escolares (CE) no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho, Minas Gerais, buscando compreender os aspectos que favorecem ou que dificultam a formação e efetivação dos Conselhos Escolares como instrumentos para uma gestão inovadora e para o desenvolvimento local. A investigação teve caráter qualitativo de cunho exploratório, que se efetivou por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da análise da legislação nacional e municipal que regulamentam o Conselho Escolar. Os principais resultados alcançados demonstraram que no Sistema Municipal de Ensino de Brumadinho existe uma regulamentação bem pertinente no que diz respeito à definição de normas quanto à organização e ao funcionamento desses conselhos. Porém mesmo possuindo uma clareza quanto à regulamentação dos Conselhos o município não possui uma sistemática de fiscalização e acompanhamento dos CE e nenhuma política para o seu fortalecimento. Palavras-Chave: Conselho Escolar. Gestão Democrática. Participação. Desenvolvimento Local. Gestão Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Silva Dutra, Centro Universitário UNA

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Trabalha como coordenadora das séries iniciais na Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho/MG.

Maria Lúcia Miranda Afonso, Centro Universitário UNA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Tem pós doutorado pela UFSJ (2009), com bolsa da FAPEMIG. Foi professora na UFMG de 1977 a 2003, quando se aposentou. Foi editora da revista eletrônica Pesquisas e Práticas Psicossociais, no período de agosto de 2006 a agosto de 2010. Atualmente é professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (mestrado profissional e interdisciplinar) do Centro Universitário UNA-BH. Atua ainda em clínica e como consultora para políticas e programas sociais. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Intervenção psicossocial, Família, Processos Grupais, Comunidades, Relações de Geração e de Gênero, atuando principalmente em intervenção e atenção psicossocial com grupos, famílias e comunidades no contexto das políticas públicas.

Referências

ABRANCHES, M. Colegiado Escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003.

ALVES, Andreia Vicência Vitor. Fortalecimento dos Conselhos Escolares: propostas e práticas em municípios sul-mato-grossenses. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 24/04/2014.

BARDINOTTI, Sérgio. Participação da comunidade e gestão democrática: Um estudo nas escolas estaduais de Mato Grosso. 2002. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de pós-graduação em educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 18/04/2014.

BATISTA, Neusa Chaves. Formação de Conselheiros e Gestão Democrática. 2009, 250f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 25/04/2014.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política I. Brasília: Editora Universidade de Brasília, la ed., 1998.

BRASIL. Constituição Federal Brasileira 1988. Texto consolidado até a Emenda Constitucional n° 58, de 23 de setembro de 2009. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/SF/legislacao/const/. Acesso em: ago. 2013.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 jan. 2014.

BRASIL. LEI N° 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Brasil. 2014.

BRUMADINHO. Lei Orgânica Municipal. 20 de março de 1990.

BRUMADINHO. Lei Nº 1551/2006. Institui o Sistema Municipal de Ensino. 2006.

BRUMADINHO. Plano Decenal Municipal de Educação. Novembro de 2012.

CAMPOS, Nadja Fonseca da Silva Cutrin. A gestão da política pública educacional no cotidiano da escola: perspectiva democrática da atuação do Conselho Escolar no município de São Luiz MA. 2011, 152f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2011. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 04/04/2014.

CONCEIÇÃO, Marcos Vinícius. Constituição e função do Conselho Escolar na gestão democrática. 2007, 100f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2007. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 14/05/2014.

CUNHA, Maria Aparecida da. Gestão democrática: o perfil ideológico dos pais membros do Conselho de Escola. 2008, 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 24/04/2014.

CURY, Carlos R. Jamil. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. IN: FERREIRA, N. S.C, AGUIAR, M.A.S. da. Org. Gestão e educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo, 2000. P. 43-60.

DOWBOR, Ladislau. O que é poder local? São Paulo: Brasiliense, 2008, 28 p.

IIZUKA, Edson Sadao, DIAS, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves e AGUERRE, Pedro. Gestão social e cidadania deliberativa: a experiência de Ilha Comprida – São Paulo. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cebape/v9n3/a05v9n3.pdf>. Acesso em 15 maio de 2014.

MAIA, Marilene. Gestão social: reconhecendo e construindo referenciais. Revista Virtual Textos & Contextos, n. 4, Ano IV, dez. 2005.

MARQUES, Luciana Rosa. Formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares. Educação e Sociedade, Dez 2012, vol.33, nº. 121, p.1175-1194. ISSN 0101-7330.

MARTINS, Ângela Maria O contexto escolar e a dinâmica de órgãos colegiados: uma contribuição ao debate sobre gestão de escolas. Ensaio: avaliação de políticas públicas. Educação. Vol.16. Nº. 59. Rio de Janeiro abril/junho 2008. ISSN 0104-4036

MINAS GERAIS. Constituição do Estado de Minas Gerais. 1989. 16 ed. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2014. 279 p.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. 2014. Resolução nº 2554, de 26 de fevereiro de 2014. Estabelece normas complementares para instituição e funcionamento do colegiado nas unidades estaduais de ensino. Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2014.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. ADRIÃO, Theresa (org.). Gestão, financiamento e direito a educação: Análise da Constituição Federal e da LDB. 3ª Ed. São Paulo: Xamã, 2007.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª Ed. São Paulo: Ática, 2000.

PRADO, João Ferreira do. Gestão Escolar e Gestão Democrática: ações e reflexões. 2003, 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 14/05/2014.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUMADINHO. Normativa nº. 1: Altera a denominação dos Colegiados para Conselhos Escolares. 15 de outubro de 2007.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUMADINHO. Regimento Escolar do Sistema Municipal de Ensino. 2010.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUMADINHO. Resolução n. 13. Regulamenta o funcionamento dos Conselhos Escolares das Escolas da rede Municipal de Ensino de Brumadinho. 27 de março de 2012.

SILVA, Luiz Fernando da. Grupos comunitários nos colegiados escolares: entre o instituído e o realizado: A experiência de duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte. 2010, 265 f. Dissertação (Mestrado em educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível no site http://bdtd.ibict.br> Acesso em 15/04/2014.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de Gestão escolar democrática. 2009. Educação. . vol.25 nº. 3. Belo Horizonte Dez. 2009. ISSN 0102-4698.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. (Re) visitando o conceito de gestão social. Ensaio Desenvolvimento em questão. Editora Unijuí • ano 3 • n. 5 • jan./jun. • 2005.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Um espectro ronda o terceiro setor: o espectro do mercado. 3 Ed. Editora da Unijuí, 2008.

TORRES, Leonor Lima; PALHARES, José A. Estilos de liderança e escola democrática. 2009. Rev. Lusófona de Educação. Nº. 14 Lisboa 2009. ISSN 1645-7250.

VELOSO, Luisa; CHAVEIRO, Daniela; RUFINO, Isabel. Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Revista Educação e Pesquisa. vol.38. no. 4. São Paulo Out./Dez. 2012. Mar 08, 2012.

Downloads

Publicado

11.05.2015

Como Citar

DUTRA, G. S.; AFONSO, M. L. M. GESTÃO SOCIAL DOS CONSELHOS ESCOLARES. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 224–240, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/21452. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Políticas Públicas e Gestão Educacional