AVALIAÇÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO ESTÁGIO

Autores

  • Giselia Antunes Pereira Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José
  • Paula Alves de Aguiar Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José
  • Brenda Perotti Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem Escolar, Sujeitos da Aprendizagem, Ensino de Química.

Resumo

Este artigo discute a “Avaliação da aprendizagem escolar”. Os dados da pesquisa foram coletados através de observações feitas em uma escola pública de Ensino Médio, campo de estágio, no segundo semestre de 2014. A investigação se inseriu no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado de Observação II, realizada na 6ª fase do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza-Habilitação Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus São José. Além de compreender como os alunos eram avaliados no ensino de Química, busquei analisar como percebiam as práticas avaliativas. Os dados dessa pesquisa foram obtidos a partir dos registros das observações das aulas e da aplicação com os alunos de um questionário de questões abertas e fechadas, com intuito de verificar como a avaliação da aprendizagem interfere no processo escolar, analisando também o que os alunos pensavam a respeito deste processo. Além disso, realizei uma entrevista com a professora de Química, com o objetivo de analisar a concepção dela sobre a própria prática de avaliação, sua importância, e como ela vê os alunos durante este processo, e fiz a análise documental do plano de aula. A sustentação teórica foi embasada no referencial de avaliação que defende a modalidade formativa, Scocuglia (2014), Carneiro (2012), Paro (2002, 2010), Moretto (2003, 2005), Hoffmann (1998), Luckesi (1984, 2005) e Freire (1987). Os principais resultados apontam que a avaliação ainda é vista como um grande desafio para os alunos e professores, que se deparam constantemente com a dificuldade de transformá-la num processo que não seja apenas mecânico e sem significado para o aprimoramento da aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem Escolar; Sujeitos da Aprendizagem; Ensino de Química.

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Biografia do Autor

Giselia Antunes Pereira, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José

Possui doutorado em Didática e Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro - UA/PT(2006). Concluiu sua graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2001). Atualmente atua como docente no Instituo Federal de Santa Catarina - IFSC- Campus São José. Atuou como docente no CEAD/ UDESC, na USJ e bolsista/tutora/professora/conteúdista da UAB. Atuou como DI no Projeto de Validação de Materiais Didáticos para o Programa e-Tec Brasil. Atuou como docente no Dep. de Metodologia e Ensino - MEN/CED/UFSC (2008-2010), em diversos áreas da licenciatura, no ensino presencial e a distância. Nesta universidade também atuou como professora tutora no projeto piloto de educação a distância "Escola de Gestores" pelo Lantec/CED/UFSC/MEC/UNDIME/SED_SC (2007-2008). Tem como interesse de pesquisa os seguintes temas: Didática, Avaliação Institucional e Educação a Distância. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6075584973782058

Paula Alves de Aguiar, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004), é mestre em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e doutora no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de educação, com ênfase em praticas pedagógicas da alfabetização e língua portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, alfabetização, práticas de leitura e escrita, educação de jovens e adultos e educação a distância. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus São José. (Texto informado pelo autor) Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6935909102315953

Brenda Perotti, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José

Graduanda curso de Licenciatura em Ciências da Natureza-Habilitação Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus São José. Tem experiência na área de Ciências, com ênfase em Química. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

14.03.2016

Como Citar

PEREIRA, G. A.; DE AGUIAR, P. A.; PEROTTI, B. AVALIAÇÕES DA PRÁTICA EDUCATIVA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO ESTÁGIO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 5–23, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/25367. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas