ESTRATÉGIAS PARA EFETIVAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Autores

  • Cláudia Costa Duarte Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa-PB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32485

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Experiência pedagógica, Legislação educacional

Resumo

: O texto objetiva relatar uma experiência pedagógica numa escola pública municipal, em João Pessoa. De início apresenta a breve trajetória profissional da educadora para situá-la enquanto sujeito social. Em seguida busca refletir sobre a garantia da oferta da EJA e a efetivação do acesso, enquanto direito garantido na legislação educacional. Na parte seguinte, apresenta algumas estratégias adotadas pela escola visando à elevação da matrícula e à permanência dos alunos. Finaliza apresentando algumas recomendações aos gestores públicos e escolares, bem como aos educadores para obtenção de resultados significativos, no que se refere ao acesso, permanência e aprendizagem significativa para a vida dos alunos jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCELOS, Valdo. Formação de professores para a educação de jovens e adultos. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2014

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988.

______. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20/12/1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 10 jul. 2014.

______. Lei no 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 29 jun. 2014.

______. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 11 jul. 2014.

CALADO, Alder Júlio F. De copistas a produtores culturais: a contribuição da Educação Popular no cotidiano da EJA. In: SILVA, José Barbosa (Org.). Retratos na parede: saberes docentes em educação de jovens e adultos. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura; Textoarte, 2004.

FURTADO, Quézia Vila Flor. Jovens na educação de jovens e adultos: produção do fracasso no processo de escolarização. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB, 2009.

ROMÃO José E. Compromissos do educador de jovens e adultos. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 61-78.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JOÃO PESSOA. Proposta curricular da rede municipal de ensino de João Pessoa: uma construção coletiva. João Pessoa, 2004.

Downloads

Publicado

20.01.2017

Como Citar

DUARTE, C. C. ESTRATÉGIAS PARA EFETIVAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 48–56, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32485. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/32485. Acesso em: 22 dez. 2024.