RECORTES DE BASTIDORES DE PESQUISAS E DE EXTENSÕES DO NEMDR: DA BASE À CONSTRUÇÃO DA COLCHA PARA AS FORMAÇÕES EM 2017

Autores

  • Nilvânia dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE
  • Ana Caline Alexandre da Silva
  • Carlos Eduardo da Silva Lopes
  • Marinalva Silva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32488

Resumo

A atuação de profissionais é uma das chaves na qualidade dos serviços educacionais ofertados nas escolas, em particular quando se localizam no rural. Por isso, é preciso atenção junto às ações desenvolvidas por instituições, como as universidades, responsáveis pelas formações – inicial e continuada. O que remete à valorização de estudos voltados a análises de registros advindos de pesquisas e/ou extensões desenvolvidas nas escolas como base para planejamento de ações formativas a serem desenvolvidas pelas universidades. Deste ângulo, neste ensaio, fez-se um levantamento, através de um diagnóstico, com análise documental de registros, de 2012 até 2015, obtidos durante ações de pesquisa e de extensão desenvolvidas por integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) do Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise dos registros forneceu subsídios para refletir sobre o mundo rural do aluno. Também oportunizou indícios sobre a importância da leitura para os responsáveis pela educação, analisando-a, também, a partir de experiências educativas e como se voltam/partem do mundo rural. Além disso, possibilitou acesso ao registro e à análise de instrumentos didáticos utilizados pelos profissionais de educação que podem nortear, ou não, a formação moral dos discentes. Após a análise das entrelinhas da colcha de imagens que se analisou neste ensaio concluímos com a apresentação de alguns temas/subtemas os quais se julgam significativos para planejarmos e executarmos as propostas de formação inicial e continuada voltada para os profissionais do Campo, inclusive as coordenadas por integrantes do NEMDR, em 2017: processo de aprendizagem; diversidade e inclusão; comportamento; currículo e didática; dinâmica e gestão escolar. Diante disso, só resta dizer a todos: É preciso arregaçar as mangas ... visto que ainda há muito o que fazer!

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Biografia do Autor

Nilvânia dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba/CCHSA/DE

Doutora em Educação Coordenadora do NEMDR

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Publicado

20.01.2017

Como Citar

SILVA, N. dos S.; SILVA, A. C. A. da; LOPES, C. E. da S.; BARBOSA, M. S. RECORTES DE BASTIDORES DE PESQUISAS E DE EXTENSÕES DO NEMDR: DA BASE À CONSTRUÇÃO DA COLCHA PARA AS FORMAÇÕES EM 2017. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 72–87, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2017v7n14.32488. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/32488. Acesso em: 22 dez. 2024.