Percurso da institucionalização da Assistência Estudantil no Brasil

Autores

  • Giselle Pinto PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.33919

Palavras-chave:

Ensino Superior, Institucionalização, Assistência Estudantil

Resumo

O artigo tem por objetivo percorrer o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, buscando destacar o processo de institucionalização da assistência estudantil, destacadamente no ensino superior. Como fonte de pesquisa, utilizamos produções acadêmicas (livros, teses e dissertações) que se debruçaram, de alguma forma, sobre o tema, além de documentos e legislações pertinentes. As análises indicam que, de modo geral, as ações de assistência aos estudantes universitários se desenvolveram por mobilização das próprias instituições, posteriormente, a partir de grupos como o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), da atuação dos movimentos sociais e estudantis, mas principalmente por interesses político-estatais, que se mostraram, ao longo do período estudado, mais ou menos permeáveis à implementação de políticas de cunho social e de garantias consideradas fundamentais para o exercício de uma cidadania plena no Brasil, como é o caso do acesso à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Pinto, PUC-Rio

Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio, Mestre em Política Social pela UFF, Assistente Social pela UFF. Atua na Escola de Serviço Social/UFF. Pesquisadora das áreas de Educação Superior, Gênero e Relações Raciais.

Referências

ARAÚJO, M. P. N. Memórias estudantis, 1937-2007: da fundação da UNE aos nossos dias. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Fundação Roberto Marinho, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 05 de outubro de 1988. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 16 de Julho de 1934. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao37> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 18 de setembro de 1946. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao46> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 24 de janeiro de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituicao67> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Decreto nº 19.890. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Rio de Janeiro, 18 de abril de 1931. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Decreto nº 5.493. Regulamenta o Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Brasília, 18 de Julho de 2005. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5493.htm> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acessado em 20 março de 2017.

_______. Lei n° 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1961. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm> Acessado em 20 março de 2017.

_______. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Razões, Princípios e Programas. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

_______. Plano de Ação do Departamento de Assistência Estudantil, 1980-1985. Brasília: Ministério da Educação, 1980.

_______. Portaria Normativa Nº 39, de 12 de dezembro de 2007: Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília: Ministério da Educação, 2007.

_______. Lei nº 5540, de 28 de novembro de 1968. Reforma Universitária. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm> Acesso em 20 março de 2017.

CARDOSO, J. C. Crise e desregulação do trabalho no Brasil. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, São Paulo, 13, p. 31-59, nov. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ts/v13n2/v13n2a03.pdf> Acessado em 24 março de 2017.

FÁVERO, M. L. Universidade e Poder: análise crítica/fundamentos históricos: 1930-45. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.

FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS – FONAPRACE. Revista 20 Anos. Brasília, 2007 a.

_______. Proposta de Plano Nacional de Assistência aos estudantes de graduação das instituições federais. Belém, jul. 2007 b.

MARTINS, C. B. A Reforma Universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a02> Acessado em 23 março de 2017.

MESTRINER, M. L. O Estado entre a filantropia e a assistência social. 3. ed. São Paulo. Cortez, 2008.

PAIVA, A.M.R.(Orgs.). Ação afirmativa em questão: Brasil, Estados Unidos, África do Sul e França. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

PORTES, E. A. A Caixa dos Pobres – A ação efetiva da assistência na permanência de estudantes pobres na Universidade de Minas (UMG): 1932-1935. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, n.2, p.29-38, jan./dez. 2003. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/322> Acessado em 23 março de 2017.

_______. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG – um estudo a partir de cinco casos. Belo Horizonte, 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.

SCHULTZ, T. W. O Capital Humano: Investimentos em Educação e Pesquisa. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1973.

SEMERARO, Giovanni. Educação: Formar cidadãos conscientes do mundo e dirigentes do próprio país. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, v. 7, n. 1, p. 156-166, jan./jun. 2017. Disponível em: Acessado em 23 Abril de 2017.

SOBRAL, F. A. F. Educação para a competitividade ou para a cidadania social? Revista São Paulo Perspectiva, 2000, v. 14, n. 1, p. 03-11. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100002> Acessado em 23 março de 2017.

Downloads

Publicado

29.06.2024

Como Citar

PINTO, G. Percurso da institucionalização da Assistência Estudantil no Brasil. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 53–65, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.33919. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/33919. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos