A Docência no Projeto Sabores do Saber:
Um Olhar para o Professor no Contexto Político Pedagógico de seu Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2023v8n16.33957Resumo
O artigo é proveniente de um recorte da pesquisa de mestrado em educação, na linha de pesquisa Ensino de Formação de Educadores/UFSC. A pesquisa é de cunho qualitativo, respaldada por estudos teóricos e entrevistas semiestruturadas com professores que atuavam no PROEJA-FIC da Escola Canto da Ilha/CUT em Florianópolis. O projeto a ser debatido é o Sabores do Saber, que buscava vincular a elevação de escolaridade de jovens e adultos e a profissionalização. Objetiva-se analisar as compreensões de trabalho dos professores do PROEJA-FIC em relação às suas práticas pedagógicas. Respalda-se em teóricos como: Kuenzer (1988), Laffin (2013), Lourenço (2005), Miyashiro e Moretto (2005), Marin (1995), Manacorda (2013) e Sacristán (1998), e documentos base para o reconhecimento das perspectivas teóricas e práticas. Inicia-se a escrita apresentando o projeto, na sequência debruça-se sobre o contexto político pedagógico e sobre o depoimento dos sujeitos professores. A partir dos depoimentos emerge as categorias problematizadoras como: a formação continuada, a junção teoria e prática, a precarização salarial, a importância do planejamento, a socialização e a pesquisa como princípio educativo. Destaca-se que o projeto incorpora uma nova perspectiva de formação para os trabalhadores/estudantes. Sua proposta pedagógica centraliza questões de ensino com o foco nos sujeitos e não nos conteúdos e disciplinas, compreendendo os momentos históricos de cada indivíduo. Trata-se de uma dinâmica desafiadora, inovadora e necessária para a formação dos sujeitos jovens e adultos, unindo duas dimensões do ser humano: trabalho e educação.