Tecnologias Assistivas:

Os Jogos Digitais na Acessibilidade do Espaço Escolar de Crianças com Síndrome de Asperger

Autores

  • Maria Vitória Campos Mamede Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Alves Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2023v8n16.33969

Palavras-chave:

Síndrome de Asperger. Tecnologia Assistiva. Acessibilidade.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar o papel da tecnologia assistiva (TA) no favorecimento da aprendizagem de crianças com síndrome de Asperger, a partir de entrevistas com profissionais do campo educacional. Tal análise utilizou como objeto de investigação um jogo eletrônico americano, denominado Gaining Face, que trabalha com o reconhecimento de expressões faciais para estas crianças. Pensar em inclusão de crianças com necessidades especiais, é pensar, antes de tudo, em conhecer esses indivíduos e o que os caracteriza. Além disso, a utilização de recursos que venha a favorecer esse processo é algo que precisa ser discutido. Dessa forma, as tecnologias assistivas, neste caso, os softwares educativos aparecem como alternativa pedagógica para aqueles que possuem tal transtorno.  A avaliação dos entrevistados suscitou questionamentos quanto a mudanças na aparência (interface) e se a lógica de repetição da ferramenta contribuiria para a aprendizagem desses indivíduos. A identificação de características lúdicas foi um aspecto que gerou questionamentos na análise. Diante dos resultados, apareceram evidências da falta de capacitação do professor, o que se justifica pelo pouco conhecimento sobre a síndrome e de materiais tecnológicos direcionados à educação especial.

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Biografia do Autor

Maria Vitória Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Design Pedagógico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Raquel Alves Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

29.06.2024

Como Citar

MAMEDE MAIA, M. V. C.; PEREIRA, R. A. Tecnologias Assistivas:: Os Jogos Digitais na Acessibilidade do Espaço Escolar de Crianças com Síndrome de Asperger. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 38–52, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2023v8n16.33969. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/33969. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos