Caminhos e Descaminhos da/na Orientação Educacional:
Memórias em Construção
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n16.35302Palavras-chave:
Memórias, Orientação Educacional, Experiências extramuros,Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar vivências no campo da orientação educacional, concomitante à atuação como docente, em escolas da rede pública de ensino na Baixada Fluminense. As trajetórias percorridas durante o trabalho com as classes populares desencadearam reflexões sobre a relação entre a atuação do orientador educacional e às demandas cotidianas em torno do currículo, infrequência/evasão escolar, dificuldade de aprendizagem, experiências extramuros escolares, contexto socioeconômico dos alunos, outras. Assim, apontamos como importante questão norteadora “qual o papel do orientador educacional frente aos conflitos que se apresentam?”. Metodologicamente, o estudo apoia-se na pesquisa narrativa de cunho autobiográfico, com perfil qualitativo. Os resultados apontam que o cotidiano das escolas públicas nos impulsiona a refletir a formação do pedagogo a partir de uma perspectiva mais contínua, entendendo que ela se constrói não apenas a nível inicial, via ensino superior, mas também na prática diária. Por fim, consideramos que a análise em torno das tensões e conflitos inerentes ao processo pedagógico, via narrativa, corresponde a um importante processo formativo ao orientador educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 5692/71). Brasília, 1971.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). Brasília, 1996.
GARCIA, Regina Leite. Uma orientação educacional nova para uma nova escola. 7ª Ed. São Paulo. Edições Loyola. 1995.
GRINSPUN, M.P.S.(org.) A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 1994.
PASCOAL, Miriam; HONORATO, Eliane Costa; ALBUQUERQUE, Fabiana Aparecida de. O orientador educacional no Brasil. Educ. rev. [online]. 2008, n.47, pp.101-120. ISSN 0102-4698. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000100006 Acesso em 15/jul/2017.
PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: Anotações sobre as características de um discurso. Caderno de Pesquisa. São Paulo, nº 65, pp. 72-77. Maio. 1988. Disponível em http://fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/708.pdf . Acesso em 25/jan/2017.
______. Maria Helena Souza. A Produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1999.