Vivências da infância: Modos de ser criança no passado e na contemporaneidade digital

Autores

  • Erica Edmajan de Abreu UFCG
  • Flavia Moraes Cartaxo

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) fazem parte da vida contemporânea das crianças, portanto é comum que elas desde muito cedo tenham contato com algum tipo de aparelho eletrônico como celular, tablet, computador ou videogame e entre outros recursos. Este trabalho tem como tema a “Vivências da infância: modos de ser criança no passado e na contemporaneidade digital” e justifica-se pela necessidade de compreender a relação entre infância e tecnologia estabelecida na contemporaneidade e a infância de outrora. O principal objetivo deste trabalho é compreender a infância do passado e a infância que se desenvolve na contemporaneidade digital. Adotou-se como metodologia a entrevista semiestruturada, pois segue um roteiro previamente definido, mas que pode sofrer modificações ou intervenções. Conclui-se que diante das discussões apresentadas neste estudo, constatamos uma pluralidade de infâncias que vão se transformando ao decorrer dos anos, com as transformações ocorridas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Edmajan de Abreu, UFCG

Mestre em Ensino de Ciência e Educação Matemática - UEPB; Especialista em Matemática - IFPB; Especialista em Formação Docente para a Educação Básica - UFCG-CFP; Professora da Faculdade Católica da Paraíba. E-mail: ericaabreucz@gmail.com.

Flavia Moraes Cartaxo

Pedagogia UFCG-CFP. Especialista em Docência para Educação Básica UFCG-CFP.

Downloads

Publicado

30.12.2024

Como Citar

EDMAJAN DE ABREU, E.; MORAES CARTAXO, F. . Vivências da infância: Modos de ser criança no passado e na contemporaneidade digital. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 57–67, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/71257. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação