A atuação do professor indígena e a construção sociocultural da educação infantil da Comunidade Indígena Mata da Cafurna etnia Xucuru Kariri – AL
Resumo
A partir do tema “A atuação do professor indígena e a construção sociocultural na da educação infantil da Comunidade indígena Mata da Cafurna etnia Xucuru Kariri - AL.”, traz consigo uma compreensão a partir de um fundamento e embasamento teórico de acordo com a metodologia de cunho bibliográfico, buscou abordada a importância da valorização de suas culturas e a integração nas estruturas da sociedade e construindo uma fonte do conhecimento que se dá por meio da prática docente. Tendo como objetivo geral compreender como é inserida a valorização de diversos conhecimentos através do processo educativo, mais precisamente na Educação Infantil da Comunidade indígena Mata da Cafurna, da etnia Xucuru Kariri – Município de Palmeira dos Índios – AL, proporcionando assim, para as crianças um olhar que inclui a moralidade, etnicidade, estética, unidade e política, estabelecendo assim sua identidade pessoal na perspectiva da cultura indígena. Obtendo como resultado da pesquisa de que a essência da Educação Escolar Indígena Diferenciada está no diálogo com a Educação Escolar Tradicional respeitando seus costumes, crenças e tradições. Construindo portanto, a concluímos que a reflexão quanto a dimensão do papel do professor indígena, e de modo mais específico sobre a questão da mediação, permitindo afirmarmos que sua atuação tem como importância as práticas pedagógicas diferenciadas na Educação Escolar Indígena pois, na Educação Escolar Indígena da Mata da Cafurna, a Educação Infantil destaca-se por meio das crianças e dos princípios essenciais para sua formação que elas internalizam valores como tempo e espaço, responsabilidade e comprometimento, direitos e deveres.