Mestrado Profissional e Turismo Pedagógico: Proposta de aula-passeio sobre o Recife holandês
Resumo
O presente artigo é resultado do relatório técnico do Mestrado Profissional em História, defendido em 2021, na Universidade Católica de Pernambuco, enquanto produto técnico exigido para obtenção do título de Mestre em História. Diante disso, apresentamos aqui uma cartilha de Turismo Pedagógico propondo um roteiro de aula-campo pelos três bairros do Recife que compunham, no século XVII, a capital do Brasil holandês - Recife, Santo Antônio e São Pedro. O público alvo desse produto são, de imediato, os professores de história, proporcionando um material para uma formação continuada. Como consequência, procuramos com isso, levar até os docentes da educação fundamental e médio uma experiência de transposição dos saberes escritos no material didático para a aprendizagem ao ar-livre. Pensamos essa cartilha de turismo pedagógico, bem como este próprio artigo a partir da proposta teórico-metodológica de Pierre Nora, por meio da ideia de “memórias petrificadas” que aprisionam as lembranças de um passado não vivido em um presente nostálgico. Como resultado, foi produzido um mapa turístico e uma cartilha de formação continuada para o professor de história, que apresentamos em parte aqui ao leitor.
Palavras-chave: Aula-campo; Brasil Holandês; Mestrado Profissional; Recife Holandês Turismo Pedagógico.