Narrativas que Educam: O Papel dos Memoriais Acadêmicos na Formação Docente

Autores

  • Nyla Nunes do Rosario UFPB
  • Isabelle da Costa Wanderley Alencar
  • Silvania Lúcia de Araújo Silva

Resumo

Este estudo perscruta percepções dos licenciandos em Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), por meio da análise de memoriais acadêmicos. O objetivo primordial consiste em explorar suas motivações para aderir ao programa, documentar as experiências e elencar os desafios enfrentados por eles. Destaca-se a importância dos memoriais acadêmicos na reflexão sobre a prática pedagógica. Os licenciandos perceberam a relevância intrínseca deste registro, destacando sua capacidade de servir como um repositório da memória coletiva da educação. Dessa forma, este trabalho não apenas contribui para a compreensão da formação docente em Ciências Agrárias, mas também oferece uma perspectiva imersiva sobre a jornada formativa daqueles que abraçam o ofício de educador.

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Publicado

30.12.2024

Como Citar

NUNES DO ROSARIO, N.; ALENCAR, I. da C. W.; LÚCIA DE ARAÚJO SILVA, S. Narrativas que Educam: O Papel dos Memoriais Acadêmicos na Formação Docente. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 33–43, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/72091. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação