Leitura de Romance Infantojuvenil com Alunos do 6⁰ Ano: Desafios Experienciados no Programa Residência Pedagógica (PRP)
Resumo
A experiência aqui relatada foi fruto de uma aula realizada no projeto de reforço escolar em uma escola-campo parceira do Programa Residência Pedagógica (UERN). A partir de um planejamento didático preocupado com as dificuldades de três alunos, a aula desenvolveu-se pela leitura de um livro infantojuvenil de Ruth Rocha (2009), O amigo do rei, romance com várias ilustrações e que exalta a figura majestosa de uma criança negra. Assim, este relato possui uma metodologia descritiva e bibliográfica, ancorado nas perspectivas teóricas de Meireles (1984), Lins (2003), Antunes (2009) e Candido (2011). Apesar das dificuldades dos alunos no reforço escolar, percebemos a importância e a potência de experienciá-las em um programa formativo como o PRP, uma vez que pensar, planejar e executar novas práticas-metodológicas em face dos problemas presentes, contribui não apenas para a formação docente, mas também impacta a vida e o desenvolvimento escolar dos nossos alunos.