Leitura de Romance Infantojuvenil com Alunos do 6⁰ Ano: Desafios Experienciados no Programa Residência Pedagógica (PRP)

Autores

  • Lucas Maia Gomes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Annie Tarsis Morais Figueiredo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

A experiência aqui relatada foi fruto de uma aula realizada no projeto de reforço escolar em uma escola-campo parceira do Programa Residência Pedagógica (UERN). A partir de um planejamento didático preocupado com as dificuldades de três alunos, a aula desenvolveu-se pela leitura de um livro infantojuvenil de Ruth Rocha (2009), O amigo do rei, romance com várias ilustrações e que exalta a figura majestosa de uma criança negra. Assim, este relato possui uma metodologia descritiva e bibliográfica, ancorado nas perspectivas teóricas de Meireles (1984), Lins (2003), Antunes (2009) e Candido (2011). Apesar das dificuldades dos alunos no reforço escolar, percebemos a importância e a potência de experienciá-las em um programa formativo como o PRP, uma vez que pensar, planejar e executar novas práticas-metodológicas em face dos problemas presentes, contribui não apenas para a formação docente, mas também impacta a vida e o desenvolvimento escolar dos nossos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.12.2024

Como Citar

MAIA GOMES, L.; FIGUEIREDO, A. T. M. Leitura de Romance Infantojuvenil com Alunos do 6⁰ Ano: Desafios Experienciados no Programa Residência Pedagógica (PRP). Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 22–32, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/72096. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação