Desdobramentos Recentes sobre Mobilidade Urbana
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.50610Palavras-chave:
.Resumo
O tema mobilidade urbana tem sido abordado com relevância no Brasil onde foi promulgada em 2012 a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) — Lei n. 12.587/2012, um esforço público para sua melhoria. Frente aos problemas de mobilidade urbana, parece ser de grande interesse observar como a questão está sendo tratada após a PNMU. Portanto, as questões de pesquisa que norteiam esses trabalhos são: ·Qual a situação dos debates acerca de mobilidade urbana no Brasil, após a implantação da PNMU — Lei n. 12.587/2012? Acerca de mobilidade urbana no Brasil, quais assuntos ainda precisam ser melhor abordados? Para responder estas perguntas, foi feita uma revisão integrativa dos artigos publicados na plataforma SPELL (Scientific Periodicals Eletronic Library) a partir do ano de 2012. A pesquisa categorizou a mobilidade urbana em dimensões — pública, privada e social — e temas — acessibilidade, mercado, novos hábitos, planejamento, segurança e sustentabilidade. Os resultados demonstraram que os debates estão avançando no País, porém restam assuntos específicos que precisam ser melhores abordados, como a necessidade de mudança cultural — exigida para a adoção de novos modos, como a bicicleta e o pedestrianismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).