As Relações entre o Brasil e o Continente Africano:
uma síntese do debate legislativo entre 2003 e 2016
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n2.66089Palavras-chave:
Relações Brasil-África, Política externa brasileira, legislativo e política externaResumo
Este artigo analisa o comportamento legislativo quanto à política externa brasileira (PEB) para a África durante as Presidências de Lula da Silva e Dilma Rousseff (2003-2016). Parte-se do argumento que o referido Poder tem capacidade de sintetizar em sua atuação as posições de diversos setores estratégicos da sociedade, resultando como importante arena para entender a discussão acerca da agenda política para o continente a partir de um diálogo mais estreito com atores domésticos. Essa pesquisa é realizada através do exame de fontes primárias do Congresso Nacional e da diplomacia correspondentes ao período entre 2003 e 2016. Os resultados alcançados indicam um debate do Legislativo acerca da política africana, embora, ainda de forma tímida e apoiada nas ações do Executivo. Ademais, o debate sobre as relações entre o Brasil e o continente sente também a intensificação da polarização política que vem norteando o espaço político do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Camille Amorim, André Luiz Reis da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).