DE BAYEUX A LAON: RICARDO, O DESTEMIDO E A CONSTRUÇÃO DE ALIANÇAS POLÍTICAS COM ESCANDINAVOS E FRANCOS
Resumo
Desde o princípio do século X a Normandia medieval buscou se alinhar dentro de dois contextos geopolíticos específicos, a esfera escandinava e o mundo franco ou carolíngio. Dessa forma, estes primeiros soberanos normandos intentaram se posicionar e atuar politicamente em ambos os contextos nos quais estavam inseridos. Dentro desta política normanda de atuar tanto na esfera franca quanto escandinava a busca por alianças e a construção de laços com líderes escandinavos e outros nobres francos será uma ferramenta indispensável para esta atuação política normanda.
Assim, este artigo pretende analisar dois momento específicos da vida do terceiro soberano normando de Rouen, Ricardo, o destemido. De modo mais específico trataremos da passagem e estadia deste em sua juventude em Bayeux, e posteriormente em Laon. Pretendemos dessa forma demonstrar como sua passagem por estas localidades não é desproposital, pelo contrário se trata de uma forma de construir laços e importantes alianças em ambas as esferas geopolíticas nas quais a Normandia se insere, uma vez que Ricardo estaria vivendo com grupos e lideranças escandinavas em Bayeux e na própria corte carolíngia ocidental em Laon.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.