OFICINA DE ARTE DA CASA PEQUENO DAVI
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024.70328Palavras-chave:
Prática educativa, Crianças, Adolescentes, CidadaniaResumo
Este trabalho analisa uma prática educativa que utiliza a arte como meio de promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes que frequentam a Casa Pequeno Davi. Trata-se de uma instituição não governamental localizada no Baixo Róger, um dos bairros da periferia da cidade de João Pessoa, conhecido por ser o local onde o "lixão" da cidade é depositado. Discute a importância dessa abordagem como caminho para a construção da autoestima positiva e para o desenvolvimento do potencial criativo e intelectual das crianças e jovens que frequentam esta oficina. Evidencia o papel da arte na construção da cidadania
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: c/Arte, 1998.
BUORO, Anamélia. O olhar em construção: uma experiência de ensino aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.
DUARTE JR., J.F. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1953.
FUSARI, Maria F., FERRAZ, Maria Helena. Metodologia de ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.
GOHN, Maria da Glória. Movimento social e educação. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. - Os sem-terras, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. São Paulo: Cortez, 1997.
GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. São Paulo: Cortez, 1997.
HARRIS, Kevin. Informação e mudança social na década de 90: uma perspectiva europeia. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.1, n.1,1919.
LANDIM, Leilah. Para além do mercado e do estado?: filantropia e cidadania no Brasil. Cadernos do ISER. Rio de Janeiro, 1993.
PEREGRINO, Yara Rosas et alii. Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.
PONTUAL, Pedro. Os Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiac. Texto de Apoio No 9 agosto de 1986.
PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade?. São Paulo: Summus, 1982.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
ROTH, Otávio. O que é papel. São Paulo: Brasiliense, 1983.
ROUANET, Sergio Paulo. O novo irracionalismo brasileiro. As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, p. 124-146.
SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Loyola, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lívia Marques Carvalho, Maria Helena Mousinho Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.