OFICINA DE ARTE DA CASA PEQUENO DAVI
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024.70328Keywords:
Prática educativa, Crianças, Adolescentes, CidadaniaAbstract
Este trabalho analisa uma prática educativa que utiliza a arte como meio de promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes que frequentam a Casa Pequeno Davi. Trata-se de uma instituição não governamental localizada no Baixo Róger, um dos bairros da periferia da cidade de João Pessoa, conhecido por ser o local onde o "lixão" da cidade é depositado. Discute a importância dessa abordagem como caminho para a construção da autoestima positiva e para o desenvolvimento do potencial criativo e intelectual das crianças e jovens que frequentam esta oficina. Evidencia o papel da arte na construção da cidadania
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: c/Arte, 1998.
BUORO, Anamélia. O olhar em construção: uma experiência de ensino aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.
DUARTE JR., J.F. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1953.
FUSARI, Maria F., FERRAZ, Maria Helena. Metodologia de ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.
GOHN, Maria da Glória. Movimento social e educação. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. - Os sem-terras, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. São Paulo: Cortez, 1997.
GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. São Paulo: Cortez, 1997.
HARRIS, Kevin. Informação e mudança social na década de 90: uma perspectiva europeia. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.1, n.1,1919.
LANDIM, Leilah. Para além do mercado e do estado?: filantropia e cidadania no Brasil. Cadernos do ISER. Rio de Janeiro, 1993.
PEREGRINO, Yara Rosas et alii. Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.
PONTUAL, Pedro. Os Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiac. Texto de Apoio No 9 agosto de 1986.
PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade?. São Paulo: Summus, 1982.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
ROTH, Otávio. O que é papel. São Paulo: Brasiliense, 1983.
ROUANET, Sergio Paulo. O novo irracionalismo brasileiro. As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, p. 124-146.
SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Loyola, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lívia Marques Carvalho, Maria Helena Mousinho Magalhães
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.