O Big Brother Brasil e o mundo midiático: a fama sob a perspectiva da espetacularização

Autores

  • Geovanni Garcia Ferraz UEPB
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento UEPB

Resumo

O Big Brother Brasil, em razão da intensa exposição que propicia aos participantes, constitui um dos caminhos que os anônimos buscam trilhar para o alcance de uma notoriedade fugaz. Com esse foco de discussão, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acadêmica que analisou o reality show à luz dos pressupostos da categoria espetacularização (DEBORD, 1997). Nesse contexto, buscou-se perceber como a mídia televisiva sugere a criação de celebridades instantâneas impulsionando a fama que pode ser entendida aos olhos do público enquanto ascensão social. Para a compreensão dessa realidade, o estudo contemplou as concepções de Martino (2010) e Hall (2004), no que concerne às possíveis tramas identitárias que se forjam nesse ambiente. A pesquisa apontou que identidade e espetáculo são conceitos imprescindíveis para o entendimento de um gênero televisivo que se apropria da popularidade para fomentar um cotidiano de aparências e estereótipos.  

Palavras – chave: BBB. Reality Shows. Espetáculo. Identidades.

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Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Artigos