Infância e Mídia: a utilização do Product Placement como estratégia publicitária nos roteiros cinematográficos infantis

Autores

  • Beatriz Braga Bezerra
  • Brenda Guedes

Resumo

As crianças representam um importante segmento do mercado em função do poder de influência e decisão nas compras da família. A publicidade produz mensagens destinadas a esse público e incrementa a discussão sobre a ética e os valores trabalhados pela comunicação. Uma das estratégias utilizadas pela linguagem persuasiva da publicidade é a inserção de marcas ou produtos em conteúdos de entretenimento como novelas, jogos de computador ou roteiros cinematográficos, intitulada deproduct placement. Tal prática é recorrente em produções audiovisuais para o público adulto e também vem ganhando espaço em roteiros de filmes infantis. Investigam-se aqui algumas das estratégias utilizadas nas inserções de marcas e produtos em roteiros cinematográficos que objetivam o diálogo com o público infantil.  

Palavras-Chave:Infância; Product Placement; Narrativas Cinematográficas; Consumo.

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Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

Artigos