Repensando os usos das mídias contemporâneas na prática pedagógica de professoras da educação infantil
Resumo
Este artigo traz resultados de pesquisa que investigou a relação de professoras da educação infantil com as mídias contemporâneas. O estudo foi fundamentado teórica e metodologicamente nos Estudos Culturais latino-americanos, no que se refere ao papel das mediações nos sentidos que os sujeitos produzem sobre as mídias de massa. Além disso, busquei contribuições em autores como Lucia Santaella e André Lemos, do campo da comunicação, para pensar a relação dos sujeitos com as mídias da cultura digital. Os relatos das sete professoras entrevistadas tanto apontaram para a insatisfação com o uso instrumental das mídias na sala de aula, quanto favoreceram concluir que um dos possíveis caminhos para a superação do caráter didático desse uso pode ser buscado com as crianças, que apresentam facilidade e interesse em estabelecer relações com esses meios.Palavras-chave: Educação infantil. Mídias contemporâneas. Prática pedagógica.
Downloads
Não há dados estatísticos.