O Superman virou blogueiro: o futuro do jornalismo analisado por histórias em quadrinhos da DC Comics

Autores

  • Nilton Cesar Monastier Kleina

Resumo

É possível que uma mídia voltada primariamente ao entretenimento, como as histórias em quadrinhos, seja capaz de explicar a situação atual do mercado de comunicação? A partir da análise de quinze edições de revistas do Superman, publicadas a partir de setembro de 2011 com frequência mensal, o presente artigo evidencia as discussões sobre o futuro do jornalismo impresso e as transformações das empresas de comunicação em membros de conglomerados multinacionais de mídia. O trabalho é desenvolvido a partir a análise da trama e de diálogos presentes nas publicações, que abordam transformações na equipe editorial do jornal fictício Daily Planet em decorrência de dois tópicos: 1) os conglomerados de mídia; e 2) a crise no impresso e a ascensão dos meios digitais. O caso estudado torna-se particularmente interessante ao checar também a própria situação da editora responsável, a DC Comics, que trabalha atualmente nesta readequação aos meios.

Palavras-chave: Superman. História em quadrinhos. Jornalismo digital. Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Edição

Seção

Artigos