De gênero menor a status de narrativa acerca do país: a telenovela enquanto representação da identidade nacional

Autores

  • Rondinele Aparecido Ribeiro

Resumo

Aclamada pela crítica como uma das invenções mais importantes do século XX, a televisão, Implantada no Brasil em 1950 por Francisco de Assis Chateaubriand, redimensionou a promoção de entretenimento para a sociedade. Roger Silverstone (2002, p.13) postula que a sociedade experimentou um estágio de extrema dependência de mídias para fins de entretenimento e informação. Pode-se afirmar que seu produto mais promissor, a telenovela, cumpre uma função primordial nesse processo. Primeiramente, esse produto ficcional foi fruto de sérias críticas que creditaram à telenovela uma função alienadora. Nos últimos 40 anos, por sua vez, o gênero ganhou reconhecimento como produto artístico e cultural, tornando-se uma narrativa acerca do país. Nesse contexto, faz-se necessário tecer considerações acerca da telenovela enquanto texto midiático que participa do processo de formação de identidades. Assim, o presente artigo, fruto de pesquisas do mestrado em Linguagem e Subjetividade da UEPG, contempla a obra audiovisual como um objeto privilegiado acerca da cultura e da sociedade contemporânea brasileira. Desse modo, o escopo deste artigo é tecer considerações acerca da telenovela enquanto forma de transmissão cultural, que promove amplamente o processo de criação de identidades.

Palavras-chave: Telenovela. Identidade. Ficcionalidade. Representatividade.

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Publicado

2014-09-05

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Artigos