O uso das redes sociais digitais por empresas públicas: um estudo de caso do BNDES, Caixa Econômica Federal e Correios

Autores

  • Elza Cristina Gomes da Silva
  • Mariana Eunice Alves de Almeida

Resumo

A consolidação da internet como meio preferencial de comunicação na contemporaneidade coloca as empresas diante do desafio de lidar com as novas demandas de seus públicos. Especialmente diante do surgimento e disseminação das redes sociais digitais, que proporcionam grande interatividade, amplo alcance de público, e possibilita a qualquer pessoa o poder de emitir, distribuir informações e formar opinião, as empresas encontram-se diante de um cenário que exige rapidez e pró-atividade na comunicação com seus consumidores e demais públicos relacionados à sua atuação. O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização das redes sociais pelas empresas públicas no Brasil. Com esse intuito, foi realizado levantamento bibliográfico sobre o tema e estudo de caso da atuação do BNDES, Caixa Econômica e Correios, nas redes sociais digitais twitter e facebook.  Com atuação distinta nessas mídias sociais, por meio da análise feita dos efeitos de suas publicações, as instituições estudadas caminham rumo ao aperfeiçoamento da comunicação com seus públicos.

Palavras-Chave: Comunicação Empresarial; Redes Sociais Digitais; Empresas Públicas.

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Publicado

2014-09-05

Edição

Seção

Artigos