Música em fluxo: experiências de consumo musical em serviços de streaming
Resumo
O artigo discute a emergência e a consolidação do consumo musical em plataformas de streaming, a partir das novas experiências que esse formato de circulação de música proporciona aos artistas e ao público. Parte-se do pressuposto de que tais plataformas articulam práticas de consumo individuais e coletivas, pois ao mesmo tempo em que permitem a criação de listas musicais personalizadas, possibilitam também a construção de relações com outros ouvintes, por meio de sistemas de recomendação musical e de redes sociais. Em um primeiro momento, discutiremos o processo de construção dos gêneros musicais e as estratégias de recomendação. Posteriormente, será abordado o crescimento dos serviços de streaming, responsáveis por distribuir a música sem a necessidade do download de arquivos. Por fim, analisa-se as ferramentas do Spotify, maior serviço de streaming musical do mundo. Com isso, espera-se contribuir na compreensão das novas sensibilidades e práticas sociais engendradas por essa modalidade de consumo da música.Palavras-chave: Consumo Musical. Streaming. Sistemas de Recomendação. Aplicativos.
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