“Cheias de charme”: um fenômeno de audiência e de crítica

Autores

  • Rondinele Aparecido Ribeiro

Resumo

Inspirada nos romances folhetinescos e nascidos do rádio, a telenovela é o produto de ficção seriadade maior sucesso no país. De origem melodramática, o gênero alterou seu formato, abandonando a extensa carga de sentimentalidade. Nos últimos 40 anos, ganhou reconhecimento da crítica especializada como produto artístico e cultural. Na atualidade, pode-se falar que a novela pode ser vista como um agente propiciador acerca dos debates sobre a cultura e identidade brasileira. Um fenômeno que merece ser discutido na atualidade é a forma como os escritores têm construído o enredo das novelas. A partir dos anos 2000, pode - se falar, que a velha forma de “contar histórias” centradas numa única complexidade alterou-se. Tal alteração, em termos gerais, deve-se ao alastramento de novas mídias e a alteração comportamental do receptor, que acabam exigindo novos formatos. Assim, o artigo investiga as estratégias aplicadas no folhetim global “Cheias de Charme”. A trama, exibida pela Rede Globo no ano de 2012, no horário das 19:00 horas, além de obter audiência expressiva para o horário, é caracterizada pela crítica como uma novela revolucionária.

Palavras-chave: Telenovela. Ficção na Mídia. Melodrama. Identidades. Transmídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-19

Edição

Seção

Artigos