A linguagem jornalística na web: uma análise teórica

Autores

  • Lousanne Barbosa Paiva
  • Paulo Negri Filho

Resumo

O presente trabalho faz uma análise comparativa entre autores a respeito da redação jornalística no ambiente online. Neste sentido, este estudo reúne diferentes teorias que abordam as técnicas de redação jornalística mais voltadas para a web, contrapondo pontos de vista de autores da área. Para tanto procurou-se identificar convergências e divergências teóricas, enfocando a técnica da pirâmide invertida, tradicional no jornalismo impresso, os diversificados gêneros jornalísticos e sua adequação ao meio digital. O estudo consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica que busca apontar as características da linguagem jornalística online com o suporte de teóricos da comunicação, pesquisando a influência das tecnologias, da internet, e da convergência de mídias nas técnicas redacionais, levantando argumentos contra e a favor da permanência de aspectos da redação dos meios tradicionais e identificando os novos estilos advindos deste contexto, como os cibergêneros.

Palavras-chave: Webjornalismo. Redação jornalística. Pirâmide invertida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lousanne Barbosa Paiva

Especialista em Marketing pela Universidade Potiguar, especialista em Jornalismo Econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Jornalismo Digital pela FACINTER – Faculdade Internacional de Curitiba.

Paulo Negri Filho

Especialista em Comunicação Visual em Mídias Interativas pela Unopar e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, professor do MBA em Jornalismo Digital da FACINTER- Faculdade Internacional de Curitiba.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Edição

Seção

Artigos