Música e Crowdsourcing: Novos Modelos que Impulsionam a Indústria Criativa

Autores

  • Luciana Leie
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro
  • Mauricio Barth

Resumo

A quantidade de música consumida no mundo cresce diariamente. Nesse contexto, o público não é mais passivo; ele é ativo e quer participar, gerando conteúdo. Por outro lado, os músicos estão cada vez mais atentos e é pensando nisso que usam o Crowdsourcing como alternativa para o seu processo criativo. Esta atividade pode resultar em inovação ou pode ser usada para inovar o processo, ou seja, o método de criação colaborativa pode gerar um projeto inovador ou, em contrapartida, pode ser usado para modificar e inovar toda a técnica de trabalho. Buscando criar uma experiência e entendendo a disponibilidade e interesse do consumidor de participar da construção do conteúdo, o Crowdsourcing surge como opção para os músicos, caracterizando-se por ser uma ruptura no processo de trabalho convencional.

Palavras-chave: Música. Crowdsourcing. Indústria criativa.

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Biografia do Autor

Luciana Leie

Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: leieluciana@gmail.com

Cristiano Max Pereira Pinheiro

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale. E-mail: maxrs@feevale.br.

Mauricio Barth

Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale. E-mail: mauricio@feevale.br.

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Publicado

2014-11-18

Edição

Seção

Artigos