A dormição da Virgem, de Caravaggio: uma análise iconográfica

Autores

  • Dilermano Gadelha de Vasconcelos Neto
  • Phillippe Sendas de Paula Fernandes
  • Luís Alberto Casimiro

Resumo

Em 1605, o já consagrado pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio concluira a obra A dormição da Virgem, encomendada para decorar uma igreja romana. Entretanto, a obra foi recusada diante de um contexto marcado pela efervescência do Renascimento e por tempos de crise na Igreja Católica, fortemente abalada pela Reforma Protestante. Este trabalho surge com a proposta de desenvolver uma análise iconográfica da obra A dormição da Virgem (1604-5), óleo sobre a tela, localizada atualmente no Museu do Louvre, em Paris. A metodologia deste trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica, com fontes literárias que descrevem a vida do pintor italiano e também os registros dos Evangelhos Apócrifos, de autoria atribuída a José de Arimatéia e São João Evangelista, que tratam sobre a morte da Virgem Maria. Além disso, para a análise, recorremos ao método iconográfico desenvolvido em 1939 pelo historiador de arte alemão Erwin Panofsky (1991).

Palavras-chave: A dormição da virgem. Caravaggio. Iconografia. Comunicação visual. Arte.

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Biografia do Autor

Dilermano Gadelha de Vasconcelos Neto

Graduado em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (2013).E-mail: dilermandogadelha@gmail.com.

Phillippe Sendas de Paula Fernandes

Graduado em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (2013). E-mail: psendas7@hotmail.com.

Luís Alberto Casimiro

Doutor em História da Arte (2005) pela Universidade do Porto. E-mail: lcasimiro@letras.up.pt.

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Publicado

2014-11-18

Edição

Seção

Artigos