A experiência compartilhada e participativa de assistir à televisão: o caso dos SBTistas e sua identidade cultural
Resumo
Este trabalho objetiva estudar a televisão no processo de construção da identidade dos telespectadores. Para isso, analisa os SBTistas, grupo de fãs da programação da rede de TV SBT, que encontram na internet um ambiente de interação entre si e com o que assistem na televisão. Por meio de discussão teórica e entrevistas realizadas com alguns SBTistas, o presente trabalho constatou que essa participação ativa é algo estimulado pelo próprio SBT e pela mídia em geral. Percebeu-se que a identificação das pessoas com a emissora decorre do hábito adquirido ainda na infância, e é incrementada pelo culto à narrativa de vida do dono e apresentador do SBT, Silvio Santos. O fenômeno é discutido à luz da teoria do laço social de Dominique Wolton (1996) e da configuração do que Raquel Paiva (2012) denominou “comunidade de afeto”. Conclui-se que a expressão SBTista é exemplo da recepção transmidiática que Lopes (2011) demonstra ser uma tendência mundial, e que portanto, merece mais estudos relativos aos processos de fidelização do telespectador por parte das emissoras de televisão.Palavras-chave: Televisão. Recepção. SBT. SBTistas. Identidade.
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