A experiência compartilhada e participativa de assistir à televisão: o caso dos SBTistas e sua identidade cultural

Autores

  • Rafael Barbosa Fialho Martins
  • Hideide Brito Torres

Resumo

Este trabalho objetiva estudar a televisão no processo de construção da identidade dos telespectadores. Para isso, analisa os SBTistas, grupo de fãs da programação da rede de TV SBT, que encontram na internet um ambiente de interação entre si e com o que assistem na televisão. Por meio de discussão teórica e entrevistas realizadas com alguns SBTistas, o presente trabalho constatou que essa participação ativa é algo estimulado pelo próprio SBT e pela mídia em geral. Percebeu-se que a identificação das pessoas com a emissora decorre do hábito adquirido ainda na infância, e é incrementada pelo culto à narrativa de vida do dono e apresentador do SBT, Silvio Santos. O fenômeno é discutido à luz da teoria do laço social de Dominique Wolton (1996) e da configuração do que Raquel Paiva (2012) denominou “comunidade de afeto”. Conclui-se que a expressão SBTista é exemplo da recepção transmidiática que Lopes (2011) demonstra ser uma tendência mundial, e que portanto, merece mais estudos relativos aos processos de fidelização do telespectador por parte das emissoras de televisão.

Palavras-chave: Televisão. Recepção. SBT.  SBTistas.  Identidade.

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Biografia do Autor

Rafael Barbosa Fialho Martins

Graduando em Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa. Bolsista PIBITI/CNPq. E-mail: rafaelbfialho@gmail.com.

Hideide Brito Torres

Mestre em Comunicação Social pela UFJF e professora do Curso de Jornalismo da UFV. E-mail: hideide@gmail.com.

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Publicado

2014-11-18

Edição

Seção

Artigos