Mangá, lugar comunicacional e sócio-cultural japonês

Autores

  • Renato Lopes Pereira

Resumo

O gibi japonês, geralmente conhecido como mangá em nosso país, ocupa dimensões diversas da vida nipônica tais como as experiências sociais, culturais e íntimas dos japoneses. Em uma sociedade de caráter conservativo como o Japão, o mangá investido como lugar de interesse comunicacional provém uma oportunidade de repensar os valores e costumes sócio-culturais, como também de criticar as figuras autoritárias representadas pelas intituições sociais, tais como a família, a educação, o trabalho, a política, dentre outras. Neste artigo investigamos qual é a potencialidade comunicacional do mangá através da análise dos discursos presentes em fóruns de discussão do mangá.Palavras-chave: Comunicação. Mangá. Sócio-cultural.

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Biografia do Autor

Renato Lopes Pereira

Mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

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Publicado

2014-11-18

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Seção

Artigos