A voz do corpo dançante do(no) documentário contemporâneo Pina (2011), de Wim Wenders

Autores

  • Cristiane Wosniak

Resumo

Este artigo propõe uma  reflexão acerca  do(s) conceito(s) e  dos meios pelos quais a voz do corpo  dançante  se  constrói  no  texto  documental  do  tipo  poético  e  performático  e  quais  as possíveis implicações  decorrentes da fala  desta voz,  que adota o estilo  de uma homenagem. Para  elucidar  os  conceitos,  modos  e  formas  assumidos  pela  voz  do(no)  documentário contemporâneo  Pina  (2011) de Wim Wenders,  o teórico Bill Nichols será a referência base, além  dos  pressupostos  semióticos  de  Charles  Sanders  Peirce.  No  percurso  conceitual  e analítico desta investigação, serão cotejados,  de forma sucinta,  os prováveis mecanismos de projeção  do  enunciado[texto]  e  enunciação[voz]  implícitos  na  asserção  documental,  bem como  a  relevância  dos  experimentos  acerca  do  rompimento  do  espaço  unívoco  de (re)presentação do corpo dançante na tela, preconizados pela artista múltipla  e vanguardista, Maya Deren.

Palavras-chave: Documentário Contemporâneo. Voz. Corpo. Dança. Enunciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Wosniak

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordenadora  do  Curso  de  Bacharelado  e  Licenciatura  em  Dança  da  Faculdade  de  Artes  do  Paraná  e Coordenadora Acadêmica da Unidade Dança da UFPR. E-mail: cristianewosniak@ufpr.br.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos