A voz do corpo dançante do(no) documentário contemporâneo Pina (2011), de Wim Wenders
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão acerca do(s) conceito(s) e dos meios pelos quais a voz do corpo dançante se constrói no texto documental do tipo poético e performático e quais as possíveis implicações decorrentes da fala desta voz, que adota o estilo de uma homenagem. Para elucidar os conceitos, modos e formas assumidos pela voz do(no) documentário contemporâneo Pina (2011) de Wim Wenders, o teórico Bill Nichols será a referência base, além dos pressupostos semióticos de Charles Sanders Peirce. No percurso conceitual e analítico desta investigação, serão cotejados, de forma sucinta, os prováveis mecanismos de projeção do enunciado[texto] e enunciação[voz] implícitos na asserção documental, bem como a relevância dos experimentos acerca do rompimento do espaço unívoco de (re)presentação do corpo dançante na tela, preconizados pela artista múltipla e vanguardista, Maya Deren.Palavras-chave: Documentário Contemporâneo. Voz. Corpo. Dança. Enunciação.
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