(Inter)Discursividade e Representações Sociais do Feminino nos Textos Publicitários da Loja C&A

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Souza
  • Adriana Rodrigues Pereira de Souza

Resumo

O ser humano  sempre se preocupou com sua aparência e um dos aspectos que enfatizaisto é a roupa, que teve a princípio um caráter de  proteção do corpo, demonstração de poder  e  depois  um  discurso  de  status.  Com  o  advento  da  máquina,  surge  ademocratização  da  moda,  o  desenvolvimento  do  prêt-à-porter.  Tomando  os pressupostos  teóricos  da  Análise  de  Discurso  Francesa  e  os  estudos  culturais  sobre Identidade,  foram  analisados  nos  textos  publicitários  da  loja  de  departamento  C&A, publicados  no portal  YouTube,  como  se  materializam os discursos de exclusividade, do chique, do glamour, do luxo, representações sociais que trazem uma memória discursiva das  Maisons  –  quando  não  dispõe  de  peças  exclusivas  nas  suas  vitrines  e  araras  -,  e como (re)constroem as imagens discursivas do poder feminino em suas publicidades.

Palavras-chave:  (Inter)Discursividade.  Representações  Sociais.  Textos  Publicitários. Moda. Loja de Departamento C&A.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia da Silva Souza

Graduada do Curso de Publicidade e Propaganda da CESREI-FARR. Email: ana_claudiapb@yahoo.com.br.

Adriana Rodrigues Pereira de Souza

Professora Mestre do IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – campus Picuí. Email: adianarpsouza@yahoo.com.br.

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Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos